Memórias do COVID-19: Uma pesquisa guiada pela prática sobre os efeitos do bloqueio na perspectiva de um estudante chinês

Autores

  • Qianying Li Auckland University of Technology
  • Marcos Mortensen Steagall Auckland University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.693

Palavras-chave:

COVID-19, Pesquisa em Design, Autoetnografia, Ilustração em Design Gráfico, Escrita Poética

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de design conduzido pela prática que pergunta como os efeitos do bloqueio podem ser articulados por meio de ilustração e poesia para narrar uma história pessoal usando uma abordagem autoetnográfica para altos níveis de dignidade e originalidade no varejo. O projeto de pesquisa visa criar uma narrativa visual, avançada por meio de ilustrações e poesia, que reflita a experiência do pesquisador com os bloqueios impostos pelo COVID-19. A narrativa adota a forma de um livro de histórias ilustrado para contar a história da própria pesquisadora, que enfrentou experiências restritivas ao ficar trancada na China durante uma visita à pátria. Como resultado, o pesquisador não pôde retornar à Nova Zelândia devido a restrições de viagem. Durante o tempo que a pesquisadora teve que esperar na China para poder retornar para concluir seu estudo na Nova Zelândia, o bloqueio produziu sentimentos de isolamento, distanciamento, ansiedade e outras emoções. Este projeto de design visa expressar esses sentimentos, respondendo às suas pressões usando ilustrações e poemas criativos, criados de forma a articular as pressões psicológicas pelas quais uma pessoa pode passar durante esse período sem precedentes. As ilustrações e poemas encapsulam uma resposta artística a um momento histórico, elaborado por meio de escrita e imagens poéticas. O projeto é um documento histórico de uma época em que tudo que é certo se torna incerto. As ilustrações são usadas através de uma abordagem autoetnográfica para dar voz a experiências pessoais através do design. A pesquisa contribui para a exploração da escrita e ilustração poética para documentar, compreender e expressar um momento de crise na história da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Qianying Li, Auckland University of Technology

Qianying Li é um designer gráfico da China e atualmente vive e estuda em Aotearoa, Nova Zelândia. Concluiu a Licenciatura na AUT, com especialização em Design de Comunicação, e encontra-se atualmente a desenvolver a sua dissertação de Mestrado em Design na AUT. Com formação em design centrado no ser humano, ela está atualmente interessada em abordagens autoetinográficas em design gráfico, e como o self pode informar o processo criativo na busca por autenticidade, originalidade e manter a dignidade da história contada.

Marcos Mortensen Steagall, Auckland University of Technology

Marcos Mortensen Steagall é Professor Associado no Departamento de Design de Comunicação da Auckland University of Technology - AUT desde 2016. Ele é o Coordenador de Pós-Graduação em Design de Comunicação e Líder do Programa de Design de Comunicação e Design de Interação. Possui mestrado (2000 ) e doutorado (2006) em Comunicação & Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, Brasil, e PhD em Art & Design pela Auckland University of Technology em 2019, em Aotearoa Nova Zelândia.

Referências

Ardern, S. & Mortensen Steagall, M. (2023) Awakening takes place within: a practice-led research through texture and embodiment. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Brown, R. & Mortensen Steagall, M. (2023). Painting the Kitchen Tables: Exploring women's domestic creative spaces through publication design. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Cambridge Dictionary. (n.d.). specialized. In English meaning - Cambridge Dictionary. Retrieved December 28, 2022, from https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/specialized

Chambers, J. & Mortensen Steagall, M. (2023). Second Nature, a Practice-led Design Investigation into Consumerism Responding to Sustainable Home Habits. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Chen, J. H., Li, Y., Wu, A. M. S., Tong, K. K. (2020). The overlooked minority: Mental health of international students worldwide under the COVID-19 pandemic and beyond. Asian Journal of Psychiatry, 54, 102333. https://doi.org/10.1016/j.ajp.2020.102333

Hui, D. S., Azhar, E. I., Madani, T. A., Ntoumi, F., Kock, R., Dar, O., Ippolito, G., Mchugh, T. D., Memish, Z. A., Drosten, C., Zumla, A., & Petersen, E. (2020). The continuing 2019-nCoV epidemic threat of novel coronaviruses to global health—The latest 2019 novel coronavirus outbreak in Wuhan, China. International Journal of Infectious Diseases, 91, 264–266. https://doi.org/10.1016/j.ijid.2020.01.009

Ings, W. (2021). Resonant voices: The poetic register in exegetical writing for creative practice. Journal of Writing in Creative Practice, 14(2), 121–141. https://doi.org/10.1386/jwcp_00018_1

Falconer, T. & Mortensen Steagall, M. (2023). Grounding: A Practice-led Graphic Exploration of Ecofeminism, Wellbeing and Ecological Consciousness. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Johns Hopkins University. (2022). COVID-19 Dashboard. https://coronavirus.jhu.edu/map.html

Kjellberg, S. (2010). I am a blogging researcher: Motivations for blogging in a scholarly context. First Monday, 15(8). http://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/2962/2580

Lehrer, J. (2012, January 23). Groupthink. The New Yorker.

https://www.newyorker.com/magazine/2012/01/30/groupthink

Lewis, S. & Mortensen Steagall, M. (2023). Less than 5mm — The unseen threat: An investigation into how micro-plastics effect coral reefs. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Lum, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Breakthrough: An illustrated autoethnographic narrative into professional identity and storytelling. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Lu, D. (2018). Dialogical illustration, tongue in cheek : shared experience through surface and scale [Master's thesis, Auckland University of Technology]. Tuwhera. https://openrepository.aut.ac.nz/handle/10292/11664

Lum, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Breakthrough: An illustrated autoethnographic narrative into professional identity and storytelling. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1. Forthcoming.

Michie, K., & Mortensen Steagall, M. (2021). From Shadow: a practice-led design research on academic anxiety. DAT Journal, 6(1), 339–354. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.345

Mortensen Steagall, M. (2022). Immersive Photography: a review of the contextual knowledge of a PhD practice-led research project. Revista GEMInIS, 13(2), 73-80. doi:10.53450/2179-1465.rg.2022v13i2p73-80

Mortensen Steagall, M. (2021). Reflections on digital image and contemporaneity. Revista GEMInIS, 12(2), 241-250. doi:10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p241-250

Mortensen Steagall, M. (2020). Conceptual images in advertising: Premises of the advertising image powered by technology and interactivity. Convergencias : Revista de Investigacao e Ensino das Artes, XIII (26).

Mortensen Steagall, M., & Ings, W. (2018). Practice-led doctoral research and the nature of immersive methods / Pesquisa de doutorado practice-led e a natureza dos métodos imersivos. DAT Journal, 3(2), 392-423. doi:10.29147/dat.v3i2.98

Mortensen Steagall, M. (2019). The process of immersive photography: Beyond the cognitive and the physical (Doctoral dissertation, Auckland University of Technology).

Mpofu, N., & Mortensen Steagall, M. (2021). Uhlola kweNdebele: Reconnecting Zimbabwe Through Typographic Design. 8TRANSVERSO, ANO 9, N. 10, AGOSTO 2021ISSN: 2236-4129, 9(10), 8-16.

MindMapping.com. (n.d.). What is a Mind Map? MindMapping.Com. Retrieved December 28, 2022, from https://www.mindmapping.com/mind-map

Mirko Ilić Corp. (2020). A.C. 2020. [Illustration]. https://mirkoilic.com/a-c-2020/

Pallasmaa, J. (2017). Embodied and existential wisdom in architecture: The thinking hand. Body & Society, 23(1), 96-111.

RNZ News. (2020, February 2). NZ to close doors on foreign travellers from China. https://www.rnz.co.nz/news/national/408675/nz-to-close-doors-on-foreign-travellers-from-china

Rodríguez, D. L. (2020, August 26). 40 haiku posters. Behance. https://www.behance.net/gallery/103104829/40-HAIKU-POSTERS?tracking_source=search_projects_recommended%7Ccovid-19%20illustration

Seng, P. J. (1978). Poems: Wadsworth handbook and anthology. Belmont, Calif.: Wadsworth Publishing Company.

Spence, J. D. (1999). The Search for Modern China. 2nd ed. New York and London: W. W. Norton & Company.

Shan, K. & Mortensen Steagall, M. (2023). Forgotten: an autoethnographic exploration of belonging through Graphic Design. Design, Art and Technology Journal, Vol. 8 No. 1, forthcoming.

Swallowtail Print. (n.d.). A quick explanation of the different types of folded leaflets available. https://www.swallowtailprint.co.uk/news/articles/post/142-types-of-folded-leaflets

Talasek, J. (2021). COVID ARTIFACTS: The Artwork of James Gouldthorpe. Issues in Science and Technology, 37(4), 48–58.

Tufts, K. (2014, July 1). Why sketching is an important part of the design process. DNN. https://www.dnnsoftware.com/blog/why-sketching-is-an-important-part-of-the-design-process

University of Auckland (UoA). (2021). Third cohort border exception for international students. https://uoa.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/16255/%7E/border-exception-for-international-students

University of Auckland. (n.d.). Concept mapping. Learning Hub. Retrieved December 28, 2022, from https://www.learninghub.ac.nz/concept-mapping/

Van de Velde, S.; Buffel, V.; Bracke, P.; Van Hal, G.; Somogyi, N.M.; Willems, B.; Wouters, E.; C19 ISWS Consortium. The COVID-19 International Student Well-being Study. Scand. J. Public Health 2021, 49, 114–122.

Van Vliet, D. ., & Mortensen Steagall, M. . (2020). Duregraph: a study of duration in the post photographic image. DAT Journal, 5(3), 250–262. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.234

Ventling, F. D. (2018). Heurística. DAT Journal, 3(2), 122–156.

https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.88

World Health Organization. (2020, February 11). WHO Director-General’s remarks at the media briefing on 2019-nCoV on 11 February 2020. https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-remarks-at-the-media-briefing-on-2019-ncov-on-11-february-2020

Zhang, Z. & The Palace Museum, Beijing. (The 12th-century Song Dynasty). Along the River During the Qingming Festival, Ink and colour on silk (handscroll). https://www.dpm.org.cn/collection/paint/228226.html

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Li, Q., & Mortensen Steagall, M. (2023). Memórias do COVID-19: Uma pesquisa guiada pela prática sobre os efeitos do bloqueio na perspectiva de um estudante chinês. DAT Journal, 8(1), 250–292. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.693