A tipologia Casa Museu e a passagem do privado ao público: a Casa Museu Ema Klabin e a exposição Mesa (Ex) Posta

Autores

  • Cristiane Alves
  • Mirtes Marins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.680

Palavras-chave:

Design Expositivo, Casa-Museu, Público e Privado, Cultura Material

Resumo

O presente artigo pretende investigar a tipologia Casa Museu e especificamente a Casa Museu Ema Klabin, uma casa museu de colecionador que devido aos aspectos institucionais evoca a memória dos ambientes domésticos, dos fazeres e saberes ali vividos ao mesmo tempo que apresenta objetos e artefatos de uma coleção de interesse cultural que testemunha epistemologias a partir da cultura material. Para tal o presente artigo investiga o ambiente da Sala de Jantar e a exposição Mesa (Ex) Posta realizada desde 2014 em edições semestrais como estudo de caso e busca compreender as articulações que operam por meio do design expositivo, entendido como parte do projeto. O artigo se apoia no campo do colecionismo privado para fazer uma breve apresentação das origens históricas da tipologia Casa Museu e se ancora em autores fundamentais do campo do design, Rafael Cardoso e Igor Kopytoff para compreensão do design expositivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Alves

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Possui Pós-graduação em Arte Crítica e Curadoria pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Educação em Museus pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP. É graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Mirtes Marins de Oliveira

Mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP, 2020). É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE-USP.

Referências

AFONSO, M. M.; SERRES, J. C. P. Casa-Museu, Museu-Casa ou Casa Histórica? Uma Controversa Tipologia Museal. Contribuciones a las Ciencias Sociales, Edumed.Net Enciclopédia Virtual, número 26, Espanha, Noviembre 2014, Disponível em: https://bit.ly/3qbhSK7. 01 dez. 2022. Acesso em: 01 dez. 2022.

ALMEIDA, C. A. F. O Colecionismo Ilustrado na Gênese dos Museus Contemporâneos. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, v. 33, p. 123-140, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3zDQAAh. Acesso em: 01 dez. 2022.

BRANDÃO, A. Uma História do Mobiliário na Coleção Ema Klabin. In COSTA, P. de F. (Org.). A Coleção Ema Klabin. São Paulo 1. ed., Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, p. 63- 77, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3xD87Hc. Acesso em: 01 dez. 2022.

CARDOSO, R. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CARDOSO, R. Do fetichismo dos objetos à semântica do produto, e além. Arcos: Design, cultura material e visualidade, v. 1, número único, 1998. Disponível em: https://bit.ly/3gTp9tU. Acesso em: 01 dez. 2022.

COSTA, P. de F. A Rua da Casa Portugal. São Paulo: Fundação Ema Klabin, 2014.

COSTA, P. de F. Sinfonia de objetos: A Coleção de Ema Gordon Klabin. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2007.

DATJournal Vol. 4 No. 2 Design and Activism. Priscila Arantes e Mirtes Marins de Oliveira (org), 2019.

JULIÃO, L. Apontamentos sobre a história dos museus. Caderno de Diretrizes Museológicas 1, Superintendência de Museus/Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3xy5EO0. Acesso em: 01 dez. 2022.

KNAUSS, P. O Cavalete e a Paleta. Arte e Prática de Colecionar no Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, v. 33, p. 23-44, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3zDQA¬Ah. Acesso em: 01 dez. 2022.

KOPYTOFF, I. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In APPA¬DURAI, A. A vida social das coisas. Niterói: EDUFF, 2008.

LA FERLA, J. (2021). Arte, Design, Mídia: Memoriais da América Latina. DAT Journal, 6(4), 26–47. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.489 DOI: https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.489

MAURIÈS, P. Cabinets of Curiosities. United Kingdom, Thames & Hudson Ltd, 2002.

PAVONNI, R. Casas Museo: Perspectivas para um Nuevo Rol em la Cultura en la Sociedad. In Casa Museo: Museología y Gestión. Actas de los Congressos sobre Casa Museo (2006, 2007, 2008). Ministerio da Educación, Cultura y Desporto, p. 241-2512013. Disponível em: https://bit.ly/35Fp9bu. Acesso em: 01 dez. 2022.

PONTE, A. Casas-museu – Locais onde o Patrimônio Material e Imaterial Confluem numa Comunicação Orquestrada. In Anais do Encontros Brasileiros de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas 2014 – 2017, São Paulo, v.4, p. 114-125, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3cWeHQR. Acesso em: 01 dez. 2022.

ZEPEDA Arias, N. (2020). Compartilhe a mesa. Design centrado nas pessoas para recursos educacionais em museus. DAT Journal, 5(2), 129–139. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.198. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.198

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Alves, C., & Oliveira, M. M. de. (2022). A tipologia Casa Museu e a passagem do privado ao público: a Casa Museu Ema Klabin e a exposição Mesa (Ex) Posta. DAT Journal, 7(4), 45–61. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.680