Design de informação aplicado a mídias digitais: um estudo de caso sobre os boletins informativos do COVID-19

Autores

  • Stefanne Carla Carvalho Portela Laboratório de Design, Experiência e Inovação, Departamento de Desenho e Tecnologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil
  • Ana Carolina Brito Laboratório de Design, Experiência e Inovação, Departamento de Desenho e Tecnologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil
  • Fabiane Fernandes Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.639

Palavras-chave:

Design de informação, COVID-19, arquitetura da informação, boletim epidemiológico, percepção visual

Resumo

Este artigo apresenta uma análise técnica e avaliação por meio de usuários acerca dos boletins epidemiológicos (infográficos) divulgados pelos municípios [omitido para cópia cega] durante a pandemia do covid-19, na rede social Instagram  no ano de 2021. A partir destas análises desenvolveu-se um modelo de boletim com base nos resultados obtidos que demonstraram não haver preocupação com o fluxo de leitura e hierarquização de informações. Para este estudo, foi elaborado um protocolo de avaliação baseado nos conceitos de elementos visuais de Ambrose e Harris (2005; 2009; 2012), arquitetura da informação de Spencer (2010) e Rosenfeld, Morville e Arango (2015) e percepção de Gomes (2008) e Menezes e Queiroz (2016). Em paralelo, foi realizada uma pesquisa quantitativa com a população maranhenses buscando compreender se os boletins atendiam suas necessidades.

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Biografia do Autor

Stefanne Carla Carvalho Portela, Laboratório de Design, Experiência e Inovação, Departamento de Desenho e Tecnologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil

Graduanda em Design, UFMA, Membro discente do LABDesign/DEDET/CCET/UFMA

Ana Carolina Brito, Laboratório de Design, Experiência e Inovação, Departamento de Desenho e Tecnologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil

Graduada em Design, UFMA, Membro discente do LABDesign/DEDET/CCET/UFMA

Fabiane Fernandes, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta I do DEDET/CECET/UFMA. Membro do NEPP (Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos). Professor Pesquisador em nível Pós-Doutoral (PROCAD Amazônia 2018 - Linha 1 - CAPES processo nº 88887.335194/2019-00). Doutora em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2017). Mestre em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2013). Especialização em Gestão de Projetos pela FARC (2010). Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Foi Professora Associada I do Departamento de Tecnologia em Design Gráfico, da Faculdade de Comunicação e Informática (FCI) da UNIMEP/Campus Taquaral e Coordenadora da Pós Lato-Sensu em Design Digital com ênfase em Interfaces e Experiência do Usuário (UNIMEP/Campus Taquaral). Tem experiência na área do Design Ergonômico e da Interface Humano-Tecnologia, com ênfase em: Web Design, Ergonomic Design, Information Design, User Experience (UX) & Usability. Também atuou na prática com projetos como: Simulador Virtual dos Painéis das Lavadoras da Brastemp e Consul e Desenvolvimento de diversos websites. Autora dos livros: Design de Informação: base para a disciplina no curso de Design e O Estado e o Design: do estilo à ferramenta estratégica de negócios. Membro do Comitê Científico da Revista Projética (ISSN: 2236-2207), Membro do Comitê Científico da Revista Design e Tecnologia (ISSN: 2178-1974), Membro do Comitê Científico da e-Revista Logo (ISSN: 2238-2542)

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Portela, S. C. C., Brito, A. C., & Fernandes, F. (2022). Design de informação aplicado a mídias digitais: um estudo de caso sobre os boletins informativos do COVID-19. DAT Journal, 7(4), 144–160. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.639