Espaço e interatividade na remediação de um livro ficcional: análise de um exemplo

Autores

  • Maíra Woloszyn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciane Maria Fadel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.592

Palavras-chave:

Livro digital, Espaço, Interatividade

Resumo

Os meios digitais proporcionaram um novo olhar para o livro. Pensado e projetado para o meio computacional, os livros digitais utilizam recursos de mídia diferentes do meio impresso proporcionando um novo tipo de interação aos leitores. A reformulação de uma mídia inspirada em outra pode ser denominada remediação. Sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do app book “The Metamosphosis for iPad”, um livro digital que propõe uma nova experiência de leitura para a clássica obra de Franz Kafka, a fim de identificar os níveis de espaço e interatividade envolvidos no livro digital. Para tanto, utilizou-se do método close reading, cujo princípio está na observação de um artefato digital. Como resultado, identifica-se o espaço da interface foi construído para remeter à personalidade e aos sentimentos do personagem da obra de Kafka, apresentando isto ao leitor por meio da interatividade e navegação do espaço.

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Biografia do Autor

Maíra Woloszyn, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Design na linha de Mídia com enfasê em Tecnologia pela Univer-sidade Federal de Santa Catarina e gra-duação em Desenho Industrial com ha-bilitação em Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria. É vice-líder do grupo de pesquisa Tipos & Textos da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do grupo de pesquisa do CNPq Design de publicações digitais, certificados pela instituição.

Luciane Maria Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Comunicação Visual pela Univer-sidade Federal do Paraná (1987), graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Licencia-tura em 2º Grau pela Universidade Tec-nológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Typography &  Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bi-zzocchi na Simon Fraser University, Ca-nada. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Engenharia de Produ-ção pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Gran-de do Sul e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce a função de professora adjunta na Universidade Fe-deral de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua nos pro-gramas de Mestrado e Doutorado em Design. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Tecnologia.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Woloszyn, M., Fadel, L. M., & Santos Gonçalves, B. (2022). Espaço e interatividade na remediação de um livro ficcional: análise de um exemplo. DAT Journal, 7(3), 104–116. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.592