Estudo de caso de trabalhos de conclusão de curso do ensino superior em Design Gráfico e Digital: A experiência IED
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.506Palavras-chave:
Design gráfico e digital, Ensino superior, Pesquisa acadêmica, Teoria, MetodologiaResumo
Neste artigo, professores do curso de Design Gráfico e Digital do Istituto Europeo di Design (IED SP) realizam um mapeamento da produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) executados sob sua supervisão de 2016 a 2019 a fim de verificar como as temáticas pesquisadas e os projetos realizados neste período foram se ajustando às diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso e aos contextos e dilemas que formam as práticas acadêmicas e profissionais no campo do design. A primeira seção traz um panorama das principais questões teóricas que animam o debate das relações entre a pesquisa e a prática do design. Na segunda seção, aborda-se a importância do TCC para o desenvolvimento do perfil do egresso para, então, na terceira seção, se concentrar nos procedimentos de amostragem e na análise de exemplos de TCCs, tendo como objetivo a identificação da produção baseada no reconhecimento de padrões temáticos e metodológicos resultantes do processo de orientação.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo: Blücher, 2012.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blücher, 2011.
BROWN, Tim. Design Thinking. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
CALVERA, Anna. Treinando pesquisadores para o design: algumas considerações e muitas preocupações acadêmicas. Revista Design em Foco, vol. III, núm. 1, janeiro-ju¬nho, 2006.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do Design. São Paulo: Blücher, 2000.
DAVIS, Meredith. Graphic Design Theory (Graphic Design in Context). Londres: Thames and Hudson, 2012.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DROSTE, Magdalena. Bauhaus. Colonia: Taschen, 2019.
FLORIDA, Richard. The Rise of the Creative Class. Nova Iorque: Basic Books, 2002.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Ubu, 2018.
GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
IRANI, Lilly. “Design Thinking”: Defending Silicon Valley at the Apex of Global Labor Hierarchies. in Catalyst: Feminism, Theory, Technoscience, 4(1), 1-19 .San Diego (CA), 2018. DOI: https://doi.org/10.28968/cftt.v4i1.29638
JULIER, Guy. From Visual Culture to Design Culture. Design Issues: Volume 22, Num¬ber 1 Winter 2006. DOI: https://doi.org/10.1162/074793606775247817
KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves. São Paulo: Senac, 2005.
LOWDERMILK, Travis. Design Centrado no Usuário. São Paulo: Novatec, 2019.
NORMAN, Don. To create a better society. Discurso apresentado em memorial de con¬cessão do título de “Design Guru” a Don Norman pelo Instituto de Design da Lakshmi¬pat University, em Jaipur, Índia. Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/create¬-better-society-don-norman. Acesso em 17/11/2020
LIPOVETSKY, Giles; SERROY, Jean. A estetização do mundo - viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
PAPANEK, Victor. Design for the Real World. Nova Iorque: Bantam, 1973.
PINK, Daniel H. A Whole New Mind. Nova Iorque: Riverhead Books, 2006.
RUSSELL, Andrew e VINSEL, Lee. The innovation delusion - how our obsession with the new has disrupted the work that metters most. Nova Iorque: Currency, 2020
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento - as formas do discurso. Cam¬pinas: Pontes, 1989.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SENNETT, Richard. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SHAFFER, D. W. Portrait of the Oxford studio: An ethnography of design pedagogy. Ma¬dison: Wisconsin Center for Education Research, 2003.
SMITH et al. Participatory design in an era of participation. International Journal of Co¬Creation in Design and the Arts, Volume 13, 2017 DOI: https://doi.org/10.1080/15710882.2017.1310466
SUCHMAN, Lucy. Anthropological Relocations and the Limits of Design. Annu. Rev. An¬thropol. 40:1–18. ISSN: 1545-4290. 2011 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.041608.105640
SWANSON, Gunnar. Graphic Design Education as a Liberal Art: Design and Knowledge in the University and the “Real World” in: HELLER, Steven, VIENNE, Veronique. The Education of a Graphic Designer. Segunda edição. Nova York: Allworth Press, 2005.
UNGER, Roberto Mangabeira. O homem despertado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.