Processos seletivos de pós-graduação strictu senso em Design: Uma análise qualitativa centrada nas percepções dos candidatos

Autores

  • Larissa Buenano Ribeiro
  • Cristiano José Castro De Almeida Cunha
  • Ricardo Triska
  • Berenice Santos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.505

Palavras-chave:

Pós-graduação, Design, Processos seletivos, Candidatos

Resumo

O artigo objetiva identificar os critérios que influenciam os candidatos a escolherem um programa de pós-graduação em Design no Brasil. Para tal, a pesquisa organizou-se em duas etapas: primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica, contextualizando o histórico da pós-graduação em Design no Brasil; segundamente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito candidatos que participaram de processos seletivos entre 2019 e 2020, a fim de analisar critérios relevantes para as suas escolhas. Por fim, as entrevistas foram interpretadas por meio da análise temática, decodificadas em temas e códigos. Os resultados demonstraram que os critérios identificados possuem relação com a jornada de cada candidato, embora cada candidato possua sua jornada pessoal, dada as etapas dos processos seletivos, muitos aspectos repetem-se cronologicamente: motivos para cursar um PPG em Design, escolha do PPG, requisitos dos editais do processo seletivo, desafios do processo seletivo, facilitação do processo seletivo e a influência da pandemia nos processos seletivos.

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Biografia do Autor

Larissa Buenano Ribeiro

Mestra em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).

Cristiano José Castro De Almeida Cunha

Doutor em Adminstração de Empresas (Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen).

Ricardo Triska

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC).

Berenice Santos Gonçalves

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC).

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Ribeiro, L. B., Cunha, C. J. C. D. A., Triska, R., & Gonçalves, B. S. (2021). Processos seletivos de pós-graduação strictu senso em Design: Uma análise qualitativa centrada nas percepções dos candidatos. DAT Journal, 6(4), 279–296. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.505