Alternativas imagéticas à economia da atenção: Design e ativismo no Brasil

Autores

  • Tarcisio Torres Silva

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.498

Palavras-chave:

Design, Ativismo, Política, Economia da Atenção, Instagram

Resumo

Este trabalho investiga a produção imagética recente de design ativista no Brasil. Para compreender o fenômeno, são apresentados os principais fatores socioeconômicos em torno da economia da atenção, forma de geração de valor que predomina nos ambientes digitais. Em seguida, são analisadas imagens selecionadas de design ativista no Instagram, observando contexto e características. Por fim, elencamos alguns atributos do design que o aproximam da transformação social e da partilha do comum. Como resultado, observamos a importância do design gráfico no que diz respeito à sua relação com as tecnologias de informação e a construção de consciência político-identitária no país.

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Biografia do Autor

Tarcisio Torres Silva

Professor-pesquisador do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Docente do mestrado interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte. Doutor em Artes Visuais pela Unicamp, com período de estágio no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres. Mestre em Artes (Unicamp), Bacharel em Ciências Sociais (USP) e Publicidade e Propaganda (ESPM.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Silva, T. T. (2021). Alternativas imagéticas à economia da atenção: Design e ativismo no Brasil. DAT Journal, 6(4), 156–172. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.498