Imagens de moda em revista: Uma proposta de tipologia
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.496Palavras-chave:
Revista de moda, Imagens fotográficas, Imagens pictóricas, Imagens híbridasResumo
O artigo problematiza e evidencia, no projeto gráfico de revistas impressas de moda, modalidades de imagem de moda que, ao atenderem a aspectos gráfico-visuais, editoriais, jornalísticos, comerciais ou conceituais, se subdividem em imagens de cunho fotográfico, pictórico e híbrido. Essencialmente qualitativo e, fundamentado pelas pesquisas bibliográfica e documental, o texto resgata a tipologia de imagens de moda identificada e proposta por Calza (2015a). A partir dos periódicos mobilizados, são identificadas, então, (i) imagens de cunho fotográfico, associadas aos stills de moda, às fotografias documentais e às fotografias para editoriais de moda; (ii) imagens de cunho pictórico, associadas a croquis e ilustrações autorais, além dos desenhos técnicos de moda; e, (iii) imagens híbridas. Procura-se valorizar as imagens no projeto gráfico das revistas de moda, evidenciando-se o modo como estas auxiliam na definição das suas dimensões editorial e comercial, moldando suas formas e conteúdos aos temas publicados.
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