“o céu na terra”, um experimento
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.492Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Festa do Divino, Neoliberalismo, Commons’Resumo
Agostinho da Silva (1906–1994), pensando sobre a passagem dos anos 1980 para os 1990 em Portugal, resgata em suas “Conversas Vadias” – transmitidas pela RTP – a instauração da Festa do Divino pelos reis Dom Dinis e Dona Isabel, no séc. XIV; para esse filósofo, era um mundo que parecia encaminhar- se para aquilo que a festa idealizava, com o fim da carestia e do sofrimento. Mas, passados 30 anos da série televisiva, não parece que estejamos tão perto desse futuro liberto; mais próximos do que falam Dardot e Laval em “La Nouvelle Raison du Monde” (2009), vê-se o Neoliberalismo ganhar controle até mesmo de anseios individuais. O presente texto relata a experiência da instalação/intervenção “o céu na terra” (Ohira e Bonilha, 2019 a 2020), combinando o pensamento de Michael Hardt em “O Comum no Comunismo” às duas referências supracitadas. Este é um relato sobre a intuição da liberdade.
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Referências
DARDOT, P.; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
HARDT, M. O Comum no Comunismo. In: Autoria em rede, 2009. (https://autoriaemrede.wordpress.com/2011/04/10/o-comum-no-comunismo-de-michael-hardt/)
MARX, K. Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel. Lisboa: Edições 70,1993 [1843].
RTP. Conversas Vadias. In: RTP – Rádio e Televisão de Portugal, 1990. (https://arquivos.rtp.pt/programas/conversas-vadias/page/1/#filters)
SILVA, A. da. Algumas Considerações sobre o Culto Popular do Espírito Santo. In: Ensaios sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira, vol. I. Lisboa: Âncora Editora, 2000 [1967].
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