Desafios e perspectivas para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA

um olhar sobre o último quadriênio

Autores

  • Raquel Gomes Noronha
  • Raimundo Lopes Diniz
  • Denilson Moreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.450

Palavras-chave:

chave Pesquisa em design, Conhecimento local, Tecnologias, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo contextualiza o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão (PPGDg-UFMA) na cidade de São Luís, Maranhão, e apresenta, em perspectiva histórica, as modificações entorno das linhas de pesquisa em consonância com o corpo docente e os impactos na formação discente, englobando a descrição das atividades do quadriênio entre 2017 a 2020. Elencam-se as iniciativas e ações institucionais para sua manutenção e qualificação como programa de pós-graduação, seguindo as novas diretrizes da CAPES. A partir das parcerias em nível local e nacional, ao longo dos anos, surge uma visão e posicionamento de um programa que impacta social e culturalmente o seu entorno e, por meio do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, articula-se em prol de formas sustentáveis e interdisciplinares de se fazer e pensar design em nível de pós graduação. Finalmente, traz o debate sobre as implicações e desafios para a qualificação e consolidação de um programa situado na Amazônia Legal, considerando as características regionais, históricas e tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gomes Noronha

É Designer (ESDI, 2001), mestre e doutora em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ, 2015). Profes-
sora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, do Departamento de De-
senho e Tecnologia. É a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design. É lider do NIDA – Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia (CNPq), e pesquisa sobre as relações entre artesãs, materiais, formas de conhecimento e práticas criativas, em uma abordagem decolonial do design. Integraa equipe do PROCAD-AM “Comunidades Criativas e Saberes Locais”, em parceria com a UEMG e UFPR; desde 2019 é Consultora Regional da América Latina no Programa “Gender Design on STEAM”, promovido pela Carleton University, no Canadá; em 2018 foi pesquisadora vi-
sitante no projeto “Knowing from the inside: Anthropology, Art, Architecture
and Design”, liderado por Tim Ingold no Departamento de Antropologia da Universidade de Aberdeen, Escócia. 

Raimundo Lopes Diniz

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), Doutor em Engenharia de Produção pela Universida de Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Ergonomista Certificado pela Associação
Brasileira de Ergonomia (SisCEB) (2006) na categoria Sênior. Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Desenho e Tecnologia (Curso de graduação em Design), onde coordena as atividades do Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos (NEPP) e da Especialização em Ergonomia. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg-UFMA), Mestrado Acadêmico. É docente permanente do Mestrado Profissional em Ergonomia (PPErgo - UFPE). É docente colaborador do Mestrado Profissional em Design (DEART - UFRN). Foi membro da Diretoria
da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), gestão 2015-2017, como Secretário Geral. Bolsista Produtividade em Pesquisa da FAPEMA - Modalidade Doutor Sênior - Desenho Industrial.

Denilson Moreira Santos

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Maranhão (1990), Graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão
(1990), Especialista em Engenharia Clínica pela Universidade Federal do Maranhão (2010), Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Fe deral de São Carlos (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Professor Associado II do departamento de Desenho e Tecnologia e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão, atual vice coordenador. Experiência na área de En genharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais poliméricos, cerâmi- cos e compósitos.

 

Referências

BUCHANAN, Richard. Design research and the new learning. Design Issues: Volume 17, Number 4, Autumn, p.3-23, 2001. CAPES. Documento da área Arquitetura, Urbanismo e Design. Site da Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/colegio-de-humanidades/ciencias-sociais-aplicadas/arquitetura-urbanismo--e-design. Acessado em 27 de março de 2021.

COUTO, Rita Maria de Souza. Reflexões sobre a questão da interdisciplinaridade. In: COUTO, Rita Maria de Souza et al. Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014. p. 85-102.

DINIZ, Raimundo Lopes. Pós-Graduação em Design no Brasil: especificidades das regiões Norte e Nordeste. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, p. 80-93, 14 abr. 2018 DOI: https://doi.org/10.22398/2525-2828.3780-93

DINIZ, Raimundo Lopes. A Pós-Graduação em Design no Brasil: proposta de mestrado oferecida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 | n. 3, 2014, p. 57 – 69.

FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética, Londrina, v. 2, n. 2, p.86-95, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p86

PPGDg. Relatório de Avaliação Quadrienal do PPGDg-UFMA submetido à CAPES. Não publicado, 2021.

SEINC. Comércio e serviços. Site da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão. Disponível em https://www.seinc.ma.gov.br/?page_id=488, acessado em 25 de março de 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Noronha, R. G. ., Diniz, R. L. ., & Santos, D. M. (2021). Desafios e perspectivas para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA: um olhar sobre o último quadriênio. DAT Journal, 6(3), 220–245. https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.450

Edição

Seção

Dossiê PPGC Design UFMA