Desafios e perspectivas para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFMA
um olhar sobre o último quadriênio
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.450Palavras-chave:
chave Pesquisa em design, Conhecimento local, Tecnologias, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo contextualiza o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão (PPGDg-UFMA) na cidade de São Luís, Maranhão, e apresenta, em perspectiva histórica, as modificações entorno das linhas de pesquisa em consonância com o corpo docente e os impactos na formação discente, englobando a descrição das atividades do quadriênio entre 2017 a 2020. Elencam-se as iniciativas e ações institucionais para sua manutenção e qualificação como programa de pós-graduação, seguindo as novas diretrizes da CAPES. A partir das parcerias em nível local e nacional, ao longo dos anos, surge uma visão e posicionamento de um programa que impacta social e culturalmente o seu entorno e, por meio do fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, articula-se em prol de formas sustentáveis e interdisciplinares de se fazer e pensar design em nível de pós graduação. Finalmente, traz o debate sobre as implicações e desafios para a qualificação e consolidação de um programa situado na Amazônia Legal, considerando as características regionais, históricas e tecnológicas.
Downloads
Referências
BUCHANAN, Richard. Design research and the new learning. Design Issues: Volume 17, Number 4, Autumn, p.3-23, 2001. CAPES. Documento da área Arquitetura, Urbanismo e Design. Site da Coordenação de Aprimoramento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/colegio-de-humanidades/ciencias-sociais-aplicadas/arquitetura-urbanismo--e-design. Acessado em 27 de março de 2021.
COUTO, Rita Maria de Souza. Reflexões sobre a questão da interdisciplinaridade. In: COUTO, Rita Maria de Souza et al. Formas do Design: por uma metodologia interdisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014. p. 85-102.
DINIZ, Raimundo Lopes. Pós-Graduação em Design no Brasil: especificidades das regiões Norte e Nordeste. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, p. 80-93, 14 abr. 2018 DOI: https://doi.org/10.22398/2525-2828.3780-93
DINIZ, Raimundo Lopes. A Pós-Graduação em Design no Brasil: proposta de mestrado oferecida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 22 | n. 3, 2014, p. 57 – 69.
FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética, Londrina, v. 2, n. 2, p.86-95, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p86
PPGDg. Relatório de Avaliação Quadrienal do PPGDg-UFMA submetido à CAPES. Não publicado, 2021.
SEINC. Comércio e serviços. Site da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão. Disponível em https://www.seinc.ma.gov.br/?page_id=488, acessado em 25 de março de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.