A coleção de arte postal da XVI Bienal de São Paulo
temáticas, tipologias e técnicas
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.445Palavras-chave:
Arte Postal, XVI Bienal de São Paulo, Coleção de Arte da Cidade, Centro Cultural São PauloResumo
O presente artigo é um estudo da coleção de arte postal da XVI Bienal de São Paulo que integra a Coleção de Arte da Cidade (CAC) sob guarda do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Busca-se identificar as principais temáticas, tipologias e técnicas utilizadas pelos artistas que participaram da XVI Bienal de São Paulo. Para isso, realizaremos uma amostragem das obras a partir das temáticas definidas por Fabiane Pianowski e da análise das diferentes tipologias e técnicas presentes nas obras que compõem a coleção.
Downloads
Referências
BRUSCKY, Paulo. Entrevista, concedida a Cristina Freire em out. 1998. In: FREIRE, Cristina; LONGONI, Ana. Conceitualismo do Sul / Sur. São Paulo: Annablume, 2009, p. 77-79.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fon- tes, 2005.
HUDINILSON JR.; 3 NÓS 3. Xerografia – Arte e Uso. 1981-1987. Apostila de acompanhamento. São Paulo, 1984.
PIANOWSKI, Fabiane. Análisis Histórico del Arte Correo em América Latina. 336 f. Tese (Doutorado) – Programa de doctorado em Historia, Teoria y Critica de las Artes – Universitat de Barcelona, 2013.
ROMANO, Camila Bôrtolo. Do marginal ao museal: um estudo sobre a Arte Postal da XVI Bienal de São Paulo. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.