A sinalização externa de fachadas no atual contexto urbano da cidade de São Paulo

Autores

  • Vitor de Castro Fernandes
  • Gilbertto Prado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.440

Palavras-chave:

Design, Sinalização externa, Identidade visual de marca, Paisagem urbana de São Paulo

Resumo

Esta pesquisa propõe uma investigação exploratória do comportamento das marcas no contexto urbano da cidade de São Paulo. Para tanto pretende=se, inicialmente, compreender a configuração dos elementos que compõem um sistema de identidade visual. Por se tratar de uma abordagem relacionada à capital paulista, serão estudados o contexto urbano e sua percepção ambiental, considerando as mudanças ocorridas na paisagem paulistana devido ao crescimento acelerado da metrópole nas últimas décadas. Neste sentido, torna-se oportuno levantar as restrições impostas pela Lei Cidade Limpa vigente no município há uma década. Por fim, para ilustrar a relação da sinalização das marcas na cidade, será realizado um estudo das identificações externas de estabelecimentos comerciais com o objetivo de compreender os recursos estéticos utilizados nos elementos que circundam os projetos de comunicação visual de suas fachadas, considerando as restrições impostas pela Lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor de Castro Fernandes

Graduado em design de produto pelo Centro Universitário Belas Artes e mestre em design pela UAM. É professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e na Universidade Anhembi Morumbi.

Gilbertto Prado

Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de São Paulo. É coordenador do Grupo Poéticas Digitais, trabalha com arte em rede e instalações interativas.

Referências

ADG Associação dos Designers Gráficos (Brasil). ABC da ADG: glossário de termos e verbe¬tes utilizados em design gráfico. São Paulo: Blucher, 2012.

CHAMMA, Norberto; PASTORELO, Pedro Dominguez. A justa medida da sinalização. Info¬Design - Revista Brasileira de Design da Informação, 2008.

CIDADE LIMPA. Prefeitura da Cidade de São Paulo. Cartilha. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2015.

COSTA, Joan. Señaletica - de la señalizacion al diseño de programas, Enciclopedia del Diseño, Barcelona: Ediciones CEAC S.A, 1987.

FERNANDES, Vitor; PRADO, Gilbertto. A percepção do design de identidade visual de marcas. Revista Educação Gráfica, v. 21, p. 307-322, 2017.

FERRARA, Lucrécia d’Aléssio. A estratégia dos signos. São Paulo: Perspectiva, 1986.

GRACIANO, Andréa; PRADO, Gilbertto. Paneles aleatorios: la genialidad de los módulos de Athos Bulcão. EGA Expresión Gráfica Arquitectónica, [S.l.], v. 22, n. 30, p. 74-83, jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.4995/ega.2017.7829 DOI: https://doi.org/10.4995/ega.2017.7829

GRACIANO, Andrea.; NESTERIUK, Sérgio.; PRADO, Gilbertto. Considerações sobre o “Pattern”. DAT Journal, v. 1, n. 2, p. 76-90, 2016. DOI: https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p76-90 DOI: https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p76-90

HIGUCHI.M.I.G.; KUHNEN.A.; BOMFIM.Z.A.C. Cognição Ambiental. In: Temas Básicos em Psicologia Ambiental. CAVALCANTE.S; ELALI.G.(org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

KLINGMANN, Anna. Brandscapes: architecture in the experience economy. Cambridge: The MIT Press, 2007.

KUHNEN, A. Percepção ambiental. In: Temas Básicos em Psicologia Ambiental. CAVAL¬CANTE.S; ELALI.G.(org.). Petropolis, RJ: Vozes, 2011.

LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MELO, Chico Homem de. Signofobia. São Paulo: Rosari, 2005.

MINAMI, Issao. Paisagem urbana de São Paulo - publicidade externa e poluição visual. Arquitextos. Ano 2, jun 2001. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/ arquitextos/02.013/879. Acesso em: 20 abr. 2016.

MINAMI, Issao; GUIMARÃES, João Lopes Júnior. A questão da ética e da estética no meio ambiente urbano ou porque todos devemos ser belezuras. Arquitextos. Ano 2, ago 2001. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.015/862>. Acesso em: 01 fev. 2017.

MINAMI, Issao; HUKUSIMA, Takashi. Os elementos gráficos de sistema de comunicação visual na arquitetura e na cidade. AUP. 0334: disciplina Comunicação visual na arquitetu¬ra e na cidade. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP, Dep. de Projeto de Programação Visual – GDPV. São Paulo, 2010.

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia di¬dática. Tradução de Daniel Santana. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ONOFRE, C.E.L. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP, Bauru, 2012.

STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.

ZUANON, Rachel; PRADO, Gilbertto; FERREIRA, Cláudio. Transdisciplinaridades. DAT Jour¬nal, v. 1, n. 2, p. 1, 27 (2016). DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v1i2.36 DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v1i2.36

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Fernandes, V. de C., & Prado, G. (2021). A sinalização externa de fachadas no atual contexto urbano da cidade de São Paulo. DAT Journal, 6(3), 105–116. https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.440