Reflexões sobre a linguagem visual no processo de configuração dos artefatos
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.439Palavras-chave:
Design de artefatos, Linguagem Visual, ConfiguraçãoResumo
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutoramento realizada na Uni-versidade Federal de Pernambuco. O fragmento aqui apresentado ressalta o des-compasso entre prática projetual e pensamento visual no processo de configura-ção dos artefatos materiais tridimensionais decorrentes, principalmente, da ca-rência da abordagem do conteúdo da linguagem visual no âmbito do design de produto. Os estudos sobre linguagem visual são adotados como fundamentos básicos para formação dos designers desde o seu surgimento na Bauhaus. Apesar de sua importância e da constante retomada desse conteúdo, observa-se que as discussões acontecem substancialmente em relação às ocorrências bidimensio-nais. Surge então o pressuposto de que a falta de reflexões sobre a aplicação des-ses conceitos no design tridimensional produz impactos no processo de incorpo-ração de repertório visual e na qualidade da geração de conceitos formais na prá-tica projetual. O objetivo do texto é expandir a visão sobre a problemática desta-cando a relevância da ampliação dos debates relativos à essa questão. Os resulta-dos oferecem, de maneira breve, instrumentos que possibilitam compreender as nuances da composição visual tridimensional.
Downloads
Referências
BOMFIM, G. A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos ob¬jetos de uso e sistemas de comunicação. In: COUTO, R. M. D. S.; FABIARZ, J. L.; NOVAES, L. Gustavo Amarante Bomfim: Uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014. p. 35-50.
DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HANNAH, G. G. Elementos do design tridimensional - Rowena Reed Kostellow e a estru¬tura das relações visuais: Gail Greet Hannah. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
JARDÍ, E. Pensar como imagens. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
LEBORG, Christian. Gramática Visual. 1.ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
LESSA, W. D. Linguagem da forma/linguagem visual no âmbito do ensino em design: baliza¬mentos teóricos; tópicos de pesquisa. Arcos Design, Rio de Janeiro, dezembro 2009. 69-91.
LÖBACH, B. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Pau¬lo: Blucher, 2001.
LUPTON, E. Dicionário visual. In: LUPTON, E. M. J. A. (. ). ABC da Bauhaus: a Bauhaus e a teoria do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 26-37.
LUPTON, E.; MILLER, A. Design escrita pesquisa: a escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011.
LUPTON, E.; PHILLIPS, J. C. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MILLER, J. A. Escola Elementar. In: LUPTON, E.; MILLER, J. A. ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 8-13.
NOBLE, I.; BESTLEY, R. Pesquisa Visual: Introdução às metodologias de pesquisa em design gráfico. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SILVEIRA, N. B. M. Morfologia do objeto: uma abordagem da gramática visual/formal aplica¬da ao design de artefatos materiais tridimensionais. 2018. 171 f. Tese (Doutorado) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018
WONG, W. Princípios de Forma e Desenho. 2ª. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.