Fluxo: uma exploração das mentalidades e comportamentos dos designers em seu ecossistema criativo
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.415Palavras-chave:
Flow, Processo criativo, Modos mentais, Comportamento, DesignResumo
Como os designers transcendem as barreiras da criatividade para alcançar um estado de fluxo ideal durante seu processo criativo? Traçando paralelos entre a educação em design e a prática baseada na indústria, Flow é um artigo que explora as mentalidades e comportamentos dos designers em seus ecossistemas e os desafios que os cercam. Com base em ensaios de arte fundamentais e combinando diferentes pontos de vista de designers tradicionais, juntamente com conceitos de psicologia positiva e pesquisa previa produzida pelo autor, Flow desafia paradigmas e contrasta princípios e filosofias de design. O objetivo é entender melhor as tensões entre os diferentes processos criativos, como a centelha individual de criatividade, a serendipidade lúdica, a lâmpada do inventor, o modelo mestre aprendiz e outras metodologias contemporâneas, como Design Thinking e Agile, se relacionam com os ecossistema criativos dos designers e os desafios que eles enfrentam ao criar. Flow não oferece respostas ou soluções cristalizadas finais, mas, em vez disso, coloca questões críticas e oferece um diálogo aberto com diversos pontos de vista.
Downloads
Referências
Csíkszentmihályi, M. (2008). Flow. The Psychology of Optimal Experience. Harper Perennial Modern Classics.
Frankl, V.E. (1971). The Will To Meaning: Foundations And Applications Of Logotherapy. Souvenir Press.
Kolko, J. (2018). The Divisiveness of Design Thinking. Interactions Magazine, XXV.3, May-June. DOI: https://doi.org/10.1145/3194313
Restany, P., (1998). Hundertwasser: The Painter-king with the 5 Skins: the Power of Art. Taschen.
Sarrot, R. (2020). Flow. What are the barriers creatives find during the design process? Interviews with Designers. Unpublished manuscript.
Thomson, R. (1959). The Psychology of Thinking. Pelican A453
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.