Design para o mundo real: o estúdio como abordagem pedagógica no ensino de criatividade

Autores

  • Marcos Mortensen Steagall
  • Tatiana Tavares

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.401

Palavras-chave:

Educação em disign, Design social, Estúdio de design, Pesquisa orientada pela prática

Resumo

Este artigo descreve o papel do estúdio de design como uma abordagem pedagógica e apresenta o desenvolvimento de um brief (nome utilizado para descrever o conteúdo programático de uma disciplina) realizado com alunos do terceiro ano de graduação em Design, em Aotearoa, Nova Zelândia. Uma estrutura mista de métodos quantitativos e qualitativos, foi empregada para o design da disciplina e seu conteúdo curricular. A literatura e as pesquisas com questionamentos centrados no ser humano informaram a construção do conteúdo e modos de interpretar os dados e situar os resultados. Usando Pesquisa baseada em design (Design-based research ou DBR (Collins, 1999; Brown, 1999) e uma metodologia utilizada por educadores para analisar o desenvolvimento do briefing, o artigo apresenta os resultados dos alunos e as atividades cronológicas desenvolvidas em sala de aula ao longo de um período de 12 semanas (correspondente a um semestre acadêmico). Experiências com clientes e usuários permitiram que os alunos compreendessem problemas complexos e interconectados dentro do tema de Design Social. O estudo teve como resultado um ambiente criativo e crítico, com o uso de atividades que promoveram a diversidade cultural e o uso da tecnologia com métodos colaborativos dentro das práticas do estúdio de design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Mortensen Steagall

Professor e coordenador do Curso de Design da AUT - South Campus. Possui ampla experiência no conhecimento, desenvolvimento e implementação de currículos educacionais, liderando os esforços de equipes acadêmicas. Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica e, em 2015, mudou-se para Aotearoa, Nova Zelândia, para realizar pesquisa conduzidas por prática artística, que resultou em novo doutorado defendido em 2018 na própria AUT. 

Tatiana Tavares

Professora do curso de bacharelado em Design da Comunicação da AUT University. Originalmente do Brasil e vivendo na Nova Zelândia, Tatiana ganhou diversos prêmios internacionais por sua ilustração e design. Depois de uma carreira de 20 anos na publicidade e design gráfico, obteve Mestrado (2011) e doutorado (2019) em Arte & Design pela AUT University. Hoje ela leciona as disciplinas de ilustração, design gráfico, estudos da narrativa e teorias do design. Seus interesses de pesquisa estão ligados à metodologias practice-led, a interseção entre a narrativa decolonial e a linguagem da mídia, e polivocalidade na narrativa digital interativa.

Referências

ARMSTRONG, Leah et al. Social design futures: HEI research and the AHRC. 2014.

BAKKER, Arthur; VAN EERDE, Dolly. An introduction to design-based research with an example from statistics education. In: Approaches to qualitative research in mathematics education. Springer, Dordrecht, 2015. p. 429-466.

BAYNES, Ken. Models of Change: The future of design education. Design and Technology Education: An International Journal, v. 15, n. 3, 2010.

BOR, Stephanie E. Teaching social media journalism: Challenges and opportunities for future curriculum design. Journalism & Mass Communication Educator, v. 69, n. 3, p. 243-255, 2014.

BROWN, Ann L. Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating

complex interventions in classroom settings. The journal of the learning sciences, v. 2, n. 2, p. 141-178, 1992.

BROWN, Chris; TAYLOR, Carol; PONAMBALUM, Lorna. Using design-based research to improve the lesson study approach to professional development in Camden (London). London Review of Education, v. 14, n. 2, p. 4-24, 2016.

CHEN, Dung-Sheng et al. Social design: An introduction. International Journal of Design, v. 10, n. 1, p. 1-5, 2016.

CHRISTENSEN, Kimberly; WEST, Richard E. The development of design-based research. Foundations of Learning and Instructional Design Technology, 2018.

COLLINS, Allan. Toward a design science of education. In: New directions in educational technology. Springer, Berlin, Heidelberg, 1992. p. 15-22.

COSTLEY, Kevin C. The Positive Effects of Technology on Teaching and Student Learning. Online submission, 2014.

EBAEGUIN, Marlon. Parallelisms between lesson study and design-based research. Contemporary Approaches to Research in Mathematics, Science, Health and Environmental Education, v. 1, p. 1-7, 2014.

GETENET, Seyum. Using design-based research to bring partnership between researchers and practitioners. Educational Research, v. 61, n. 4, p. 482-494, 2019.

GRAY, Carole; MALINS, Julian. Visualizing research: A guide to the research process in art and design. Routledge, 2016.

HAMILTON, Jillian; JAANISTE, Luke. A connective model for the practice-led research exegesis: An analysis of content and structure. Journal of Writing in Creative Practice, v. 3, n. 1, p. 31-44, 2010.

PANUKU, Kia Eke. nd Mātauranga Māori: Voices from the Kia Eke Panuku team—Leading the Change.

KURT, Serhat. Technology use in elementary education in Turkey: A case study. New Horizons in Education, v. 58, n. 1, p. 65-76, 2010.

LOH, C. et al. Te Roopu Waiora E Inclusão Na Nova Zelândia. Um Projeto De Design Para Uma Ong Māori Dedicada a Deficientes. In: ARTEFACTO 2020. Centro de Investigação e Comunicação (CIAC), 2020. p. 211-216.

MARGOLIN, Victor. Social design: From utopia to the good society. The Social Design Reader, p. 17, 2019.

MCDONAGH, Deana; DENTON, Howard. Exploring the degree to which individual students share a common perception of specific mood boards: observations relating to teaching, learning and team-based design. Design Studies, v. 26, n. 1, p. 35-53, 2005.

MELLES, Gavin; DE VERE, Ian; MISIC, Vanja. Socially responsible design: thinking beyond the triple bottom line to socially responsive and sustainable product design. CoDesign, v. 7, n. 3-4, p. 143-154, 2011.

MICHIE, K.; MORTENSEN STEAGALL, M. From Shadow: a practice-led design research on academic anxiety. DAT-Design, Art and Technology Journal, v. 6, n. 1, p. 339-354, 2021.

MORAN, Mike; SEAMAN, Jeff; TINTI-KANE, Hester. Teaching, Learning, and Sharing: How Today's Higher Education Faculty Use Social Media. Babson Survey Research Group, 2011.

MORTENSEN STEAGALL, Marcos; INGS, Welby. Pesquisa de doutorado practice-led ea natureza dos métodos imersivos. DAT Journal, v. 3, n. 2, p. 392 423, 2018.

MORTENSEN STEAGALL, M.; TAVARES, T. Design Social: Uma Experiência Educativa Da Nova Zelândia. In: International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo2020. Centro de Investigação e Comunicação (CIAC), 2020. p. 33-40.

MORTENSEN STEAGALL, Marcos; TAVARES, Tatiana. Diseño como atelier educativo de Aotearoa Nueva Zelanda. 2020.

NASADOWSKI, Becky. Design and Social Impact: A Cross-Sectoral Agenda for Design Education, Research, and Practice by Julie Lasky. 2015.

SANGASUBANA, Nisaratana. How to conduct ethnographic research. Qualitative Report, v. 16, n. 2, p. 567-573, 2011.

SCHON, Donald A. The reflective practitioner: How professionals think in action. Aldershot: Avebury, 1991.

SOULELES, Nicos. Design for social change and design education: Social challenges versus teacher-centred pedagogies. The Design Journal, v. 20, n. sup1, p. S927-S936, 2017.

TAVARES, Tatiana; INGS, Welby. Transitando pela investigação artística em uma tese de produção criativa. DAT Journal, v. 3, n. 2, p. 9-42, 2018.

TAVARES, Tatiana; STEAGALL, Marcos Mortensen. Inquiry through practice: The brief as a pedagogical method for design research. In: Link Symposium Abstracts 2020. 2020. p. 14-15.

TAVARES, Tatiana; MORTENSEN STEAGALL, M. Auckland Plan 2050: A Narrative Experience of a Social Design Project in Aotearoa New Zealand. In: Design Research Society 2020. Design Research Society Secretariat, 2020. p. 1150-1167.

TROMP, Nynke; HEKKERT, Paul; VERBEEK, Peter-Paul. Design for socially responsible behavior: a classification of influence based on intended user experience. Design issues, v. 27, n. 3, p. 3-19, 2011.

WANG, Feng; HANNAFIN, Michael J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational technology research and development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.

WANKEL, Charles (Ed.). Teaching arts and science with the new social media. Emerald Group Publishing, 2011.

WINOGRAD, Terry. Designing a new foundation for design. Communications of the ACM, v. 49, n. 5, p. 71-74, 2006.

ZINGER, Doron et al. A design-based research approach to improving professional development and teacher knowledge: The case of the Smithsonian learning lab. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 17, n. 3, p. 388-410, 2017.

Downloads

Como Citar

Steagall, M. M., & Tavares, T. (2021). Design para o mundo real: o estúdio como abordagem pedagógica no ensino de criatividade. DAT Journal, 6(2), 331–344. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.401