Design e ergonomia cognitiva: comunicação compreendida e percebida da simbologia têxtil em etiquetas de peças de vestuário

Autores

  • Rita de Cássia Albino
  • Claudia Lysia de Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.393

Palavras-chave:

Design, Ergonomia Cognitiva, Etiquetagem Têxtil, Sustentabilidade

Resumo

A má utilização da comunicação pode atrapalhar seriamente a exposição de uma marca ou projeto. Esta falha no fornecimento de informações pode gerar um conjunto de fatores que atuam no ajuste das habilidades e limitações humanas de entendimento. Usando o design e a ergonomia cognitiva, ele busca alinhar as informações sobre as simbologias têxteis fornecidas pelos órgãos competentes, gerando assim uma melhor comunicação e eficiência dos projetos ligados a esses dentro do campo têxtil. Para isso, fez uso dos conceitos e instrumentos do Design Thinking, realizando uma pesquisa qualitativa por meio de questionários aplicados para consumidores de peças de vestuário para evidenciar o grau de conhecimento da simbologia têxtil presente em etiquetas das peças de roupas e testes de limpeza nas mesmas para identificar até onde o grau de conhecimento da simbologia atual fornecida pelo órgão regulatório. Ademais, com a intenção de facilitar a compreensão e manuseio da simbologia têxtil utilizada atualmente em etiquetas de peças de roupas e a forma de fornecimento dessas informações pelas empresas do ramo têxtil e fiscalização dessas informações.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Albino

Graduada em Moda, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D´Àvila, Lorena, SP.

Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Enfermeira, docente Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação –Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D´Àvila, Lorena, SP.

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Como Citar

Albino, R. de C., & Araújo, C. L. de O. (2021). Design e ergonomia cognitiva: comunicação compreendida e percebida da simbologia têxtil em etiquetas de peças de vestuário. DAT Journal, 6(2), 270–284. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.393