Design e ergonomia cognitiva: comunicação compreendida e percebida da simbologia têxtil em etiquetas de peças de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.393Palavras-chave:
Design, Ergonomia Cognitiva, Etiquetagem Têxtil, SustentabilidadeResumo
A má utilização da comunicação pode atrapalhar seriamente a exposição de uma marca ou projeto. Esta falha no fornecimento de informações pode gerar um conjunto de fatores que atuam no ajuste das habilidades e limitações humanas de entendimento. Usando o design e a ergonomia cognitiva, ele busca alinhar as informações sobre as simbologias têxteis fornecidas pelos órgãos competentes, gerando assim uma melhor comunicação e eficiência dos projetos ligados a esses dentro do campo têxtil. Para isso, fez uso dos conceitos e instrumentos do Design Thinking, realizando uma pesquisa qualitativa por meio de questionários aplicados para consumidores de peças de vestuário para evidenciar o grau de conhecimento da simbologia têxtil presente em etiquetas das peças de roupas e testes de limpeza nas mesmas para identificar até onde o grau de conhecimento da simbologia atual fornecida pelo órgão regulatório. Ademais, com a intenção de facilitar a compreensão e manuseio da simbologia têxtil utilizada atualmente em etiquetas de peças de roupas e a forma de fornecimento dessas informações pelas empresas do ramo têxtil e fiscalização dessas informações.
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