Humanitarismo (re)vestido no dispositivo moda: entre apropriação e mercantilização

Autores

  • Larissa Almada
  • Cristiane Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.388

Palavras-chave:

Design, Dispositivo Moda, Humanitarismo, Mercantilização

Resumo

O século XX consolida mudanças no âmbito político-econômico-so­cial mundial que revelam uma atmosfera tomada pela racionalidade neoli­beral, onde o mercado dita as regras. Uma das características deste contexto é a mercantilização de diversas instâncias da vida, entre as quais os direitos humanos. Com atenção ampliada para as crises humanitárias, o humanitaris­mo se torna uma das variáveis fortalecidas nos dispositivos – fatores sociais que fazem operar diagramas de poder na produção de subjetividade. A moda, campo desta investigação, é considerada um dos dispositivos que delineia os modos de ser, pensar e agir desta época. O objetivo deste artigo é discutir a captura e uso de questões humanitárias pelo dispositivo moda. De cará­ter qualitativo, o estudo é desenvolvido por meio de revisão teórica, além de observação documental com revisão bibliográfica e iconográfica, a partir da análise crítica do discurso. As articulações indicam que o humanitarismo é um relevante recurso do dispositivo moda no contexto neoliberal, que, em tempos de revisão de valores, vale-se de apelos humanitários como tática para sua própria manutenção.

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Biografia do Autor

Larissa Almada

Designer. Professo­ra dos bacharelados em Negócios da Moda e Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Mestre em Design de Comunicação de Moda pela Universidade do Minho (Portugal) e Graduada em Design de Moda pelo Senai/CETIQT (RJ). Pesquisa articulações produzidas no dispositivo moda por enunciados, consumo, vestí­veis e corpos.

Cristiane Mesquita

Psicanalista. Pro­fessora e pesquisadora do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Dou­tora e Mestre em Psicologia pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade - PUC-SP. Pós-Doutorado no Departamento de Ar­tes da Goldsmiths, University of London. Investiga processos de criação e subjeti­vação; interações entre corpos, roupas e artefatos; clínica ampliada e produção de sofrimento e saúde psíquica; transversa­lidades entre psicanálise, filosofia, arte contemporânea, política e design.

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

Almada, L., & Mesquita, C. (2021). Humanitarismo (re)vestido no dispositivo moda: entre apropriação e mercantilização. DAT Journal, 6(2), 53–70. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.388