From Shadow: uma pesquisa em design conduzida pela prática sobre ansiedade acadêmica

Autores

  • Kiarna Michie
  • Marcos Mortensen Steagall

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.345

Palavras-chave:

Design, Practice-led, Pesquisa conduzida pela prática, From Shadows

Resumo

Esta pesquisa utiliza métodos de pesquisa autoetnográfica e fenomenológica para investigar, projetar e ilustrar as formas como a ansiedade acadêmica se manifesta na experiência humana. O diário é usado para destilar um relato subjetivo em temas lúcidos que dão forma e caráter a algo tão complexo e multifacetado como a ansiedade causada pelo estresse acadêmico em um ano de COVID-19. Uma questão central desta pesquisa é descobrir como as técnicas de colagem, na forma de cartas temáticas, podem ser capazes de comunicar, refletir e provocar uma ressonância emocional e uma autoconsciência em relação à natureza multifacetada da ansiedade. From Shadows é o artefato resultante produzido a partir dessa pesquisa.

Tradução para o português: Marcos Mortensen Steagall.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kiarna Michie

Estudante de Mestrado em Design com bacharelado tendo por foco Design de Comunicação, ambas na Universidade de Tecnologia de Auckland, Nova Zelandia. Ao longo de sua graduação, ela desenvolveu habilidades em imagem em movimento e tem experiência de trabalho em projetos de pesquisa que envolvem narrativa criativa, ilustração, colagem e vivência.

Marcos Mortensen Steagall

professor e coordenador do Curso de Design da Auckland University of Technology (AUT) - South Campus. Possui ampla experiência no conhecimento, desenvolvimento e implementação de currículos educacionais, liderando os esforços de equipes acadêmicas. Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica. Em 2015, mudou-se para Aotearoa, Nova Zelândia, para realizar pesquisa conduzidas por prática artística, que resultou em novo doutorado defendido em 2018 na própria AUT.

Referências

ALPERT, R.; HABER, R. Anxiety in academic achievement situations. In: The Journal of abnormal and social psychology, v. 61, n. 2, p. 207-215, 1960.

BUTLER-KISBER, L. Collage as Inquiry. Handbook of the Arts. In: BUTLER-KISBER, L. Qualitative Research: Perspectives, Methodologies, Examples, and Issues. Newbury Park: Sage Publishing, p. 265- 277. 2008. https://dx.doi.org/10.4135/9781526435408.n7

DENZIN, N. K., & Lincoln, Y. S. The landscape of qualitative research. Newbury Park: Sage Publishing, 2008.

ELLIS, C., ADAMS, T. E., & BOCHNER, A. P. Autoethnography: An Overview. Historical Social Research/ Historische Sozialforschung, p.273-290, 2011.

GILL, N. S. 4 Symbols of the Greek Goddess Athena. ThoughtCo, 2018.

HEIDEGGER, M. Basic writings: from Being and time (1927) to The task of thinking (1964). Philpapers, 1977. Disponível em <https://philpapers.org/rec/HEIBWF>. Acesso em: 20 dez 2020.

HEMBREE, R. The nature, effects, and relief of mathematics anxiety. In: Journal for research in mathematics education, v. 21, n. 1, p. 33-46, 1990.

HOODA, M.; SAINI, A. Academic anxiety: an overview. Educational Quest, v. 8, n. 3, p. 807-810, 2017. DOI:10.5958/2230-7311.2017.00139.8

HOFER, G. Tarot cards: an investigation of their benefit as a tool for self reflection. 2009. 102f. Dissertação (Mestrado em Artes). University of Victoria, Victoria, 2009.

HOFFMAN, R. What does a statue truly symbolize? Chron, 2017. Disponível em: < https://www.chron.com/neighborhood/cleveland/opinion/article/What does-a-statue-truly-symbolize-12042452.php>. Acesso em: 20 dez 2020.

IGWENAGU, C. Fundamentals of research methodology and data collection. LAP - Lambert Academic Publishing, 2016. INGS, W. Managing heuristics as a method of inquiry in autobiographical graphic design theses. In: International Journal of Art & Design Education, v. 30, n. 2, p. 226-241, 2011.

IRWIN, R. Curating the aesthetics of curriculum/leadership or caring for how we perceive running/guiding the course. University of British Columbia: The Department of Curriculum Studies, Artful Salon, 2003.

KIERKEGAARD, S. The Essential Kierkegaard. Princeton University Press, 2000.

KORSTJENS, Irene; MOSER, Albine. Practical guidance to qualitative research. Part 2: Context, research questions and designs. European Journal of General Practice, v. 23, n. 1, p. 274-279, 2017.

MORTENSEN STEAGALL, M., & Ings, W. Practice-led doctoral research and the nature of immersive methods. In: DAT Journal, 2018, 3(2), 392-423. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.98

MORTENSEN STEAGALL, M. The Process of Immersive Photography: Beyond the Cognitive and the Physical. 2018, 228f. Tese (Doutorado em Artes e Design). Auckland Univeristy of Technology, Auckland, 2018.

MOSS, D. Anxiety disorders. In: D. Moss; A. McGrady, & T. Davies (eds.) Handbook of mind-body medicine for primary care. Newbury Park: SAGE Publications, 2003, p.359-376. DOI: 10.4135/9781452232607.n26

ORR, G. Poetry as Survival: poets on their art and craft. Athens: University of Georgia Press, 2002.

SWIFT, P. et al. Living with anxiety: Understanding the role and impact of anxiety in our lives. In: Mental Health Awareness Week, 2014. Disponível em: https://www.mentalhealth.org.uk/sites/default/files/living-with-anxiety-report.pdf. Acesso em: 20 dez 2020.

QUINN PATTON, M. Qualitative research and evaluation methods. Newbury Park: SAGE Publishing, 1980.

RICHARDSON, L.; ST PIERRE, E. Writing: a method of inquiry. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). Collecting and Interpreting Qualitative Materials. Newbury Park: SAGE Publishing, 1998, p. 473-499.

STEIMER, T. The biology of fear- and anxiety-related behaviors. In: Dialogues in clinical neuroscience. v. 4, n. 3, p. 231-249, 2002. DOI:10.31887/DCNS.2002.4.3/tsteimer

TROCHIM, W. M.; DONNELLY. Research Methods: The Essential Knowledge Base. Boston: Cengage Learning, 2016.

VOELKER, R. Academic Anxiety. JAMA, v. 284, n. 12, p. 1506-1506, 2000.

WILSON, E. R. The greatest empire: a life of Seneca. New York: Oxford University Press, 2014.

WYNNE, M. The Meaning of the Snake or Serpent as a Christian Symbol in the Bible. Synonym, 2018. Disponível em: <https://classroom.synonym.com/ meaning-snake-serpent-christian-symbol-bible-5567.html>. Acesso em: 20 dez 2020.

Downloads

Como Citar

Michie, K., & Mortensen Steagall, M. (2021). From Shadow: uma pesquisa em design conduzida pela prática sobre ansiedade acadêmica. DAT Journal, 6(1), 339–354. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.345