A pornografia hiper-real dos videogames: a simulação do êxtase

Autores

  • José Antônio Loures

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.344

Palavras-chave:

Videogames, Pornografia, Hiper-realidade, Ahegao, Bowsette

Resumo

O artigo se propõe a discutir a pornografia nos videogames em um cenário de hiper-realidade. Assim, são apresentados casos de imagens produzidas através dos games que alcançaram um patamar mais que real de acordo com o conceito desenvolvido por Jean Baudrillard. Nesse contexto, debater como as representações pornográficas de personagens de videogame migraram para o nosso cotidiano com os quadrinhos pornográficos japoneses através do ahegao. E por fim, apresentar e problematizar o processo de criação comunitária da personagem Bowsette: fanarts, histórias em quadrinhos, cosplay, modificações e produções pornográficas.

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Biografia do Autor

José Antônio Loures

Artista multimídia, professor de Histórias em Quadrinhos, e produtor cultural. Doutor em Artes pela Universidade de Brasília (UnB).Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Trabalha na linguagem da arte computacional, histórias em quadrinhos, webarte, fake arte e gamearte. Também pesquisa sobre transhumanismo, jogos de tabuleiro, cibercultura, sexualidade e práticas divinatórias. Membro do CIPEG – Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games.

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Como Citar

Antônio Loures, J. (2021). A pornografia hiper-real dos videogames: a simulação do êxtase. DAT Journal, 6(1), 322–338. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.344