Diretrizes de projeto com enfoque nos afetos e na memória positiva orientada à sustentabilidade

Autores

  • Myrla Lopes Torres

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.339

Palavras-chave:

Design Ensino e Aprendizagem Projeto Sustentabilidade Afetividade

Resumo

Estudar, compreender e aplicar a sustentabilidade é imprescindível no contexto de ensino e aprendizagem relativo ao projeto de produto. É notório que os princípios do desenvolvimento sustentável podem auxiliar na redução de impactos ao meio ambiente e impulsionar mudanças sociais, ambientais e econômicas. Todavia, os aspectos subjetivos relacionados à sustentabilidade ainda são preteridos. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a relevância dos vínculos afetivos, a sistematização de diretrizes de projetos que podem suscitar os afetos e a memória positiva na relação entre usuários e artefatos, bem como uma pesquisa pré-experimental de ensino e aprendizagem em uma disciplina de projeto de produto 2, em um curso de Design.

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Biografia do Autor

Myrla Lopes Torres

Professora do quadro permanente da Universidade Federal da Paraíba, graduada em desenho industrial pela Universidade Federal de Campina Grande, especialista em ergonomia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado na área de ambiência e conforto térmico pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutoranda em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

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Como Citar

Lopes Torres, M. (2021). Diretrizes de projeto com enfoque nos afetos e na memória positiva orientada à sustentabilidade. DAT Journal, 6(1), 245–265. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.339