Significados no Sapato Clássico Masculino
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.333Palavras-chave:
Design de Produto, Sapatos Masculinos, Significados no Produto, Interação SignificanteResumo
Este artigo apresenta pesquisa acerca das interpretações de dois grupos etários de homens sobre o sapato clássico masculino descrevendo os significados associados ao produto segundo as dimensões pragmática e emocional. A metodologia incluiu coleta de dados em duas fases com questionários estruturados e entrevistas aplicados a 122 pessoas. Na primeira fase, os significados foram classificados segundo o modelo da Interação Significante. Na segunda fase, foram estabelecidas correlações entre os significados e os atributos físicos e visuais do produto. Dez modelos de sapatos foram apresentados aos participantes voluntários. Os resultados da Fase 1 identificaram 171 valores semânticos: 65% correspondem à dimensão emocional e 35% correspondem à dimensão pragmática. A Fase 2 revelou que as correlações entre os significados e os atributos dos produtos referem-se principalmente à forma, ao material e à cor. O estudo concluiu que os significados no sapato clássico masculino despertam mais associações relacionadas à memória afetiva, à tradição e aos valores culturais dos respondentes que suas qualidades pragmáticas relacionadas à materialidade e ao caráter utilitário.
Downloads
Referências
ABICALÇADOS. Associação Brasileira das Indústrias de Calçados. Empresas associadas. Novo Hamburgo, 2015. Disponível em: <http://www.abicalcados.com.br/associe-se/>. Acesso em: 10 dez. 2015.
ANDRADE, Natalie Rodrigues Alves Ferreira de. O design de moda e o desenvolvimento dos calçados femininos no polo de Franca - SP. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012.
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada as Ciências Sociais. 6 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATEY, Mark. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
BOSSAN, Marie-Josèphe. El arte del zapato. Madrid: Edimat Libros, 2007.
BRAGA, João. Prefácio. In: FELDMAN, Ricardo; CASTRO, Eliana. Sapato de mulher: um passeio pelo imaginário das brasileiras. São Paulo: Editora Livre, 2014.
BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Tríades do design: Um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014.
BUENO, Ricardo. A história do calçado no Brasil. Porto Alegre: Quattro Projetos, 2013.
BÜRDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
BUSSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística básica. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. CHOKLAT, Aki. Design de sapatos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
COX, Caroline. Shoe innovations: a visual celebration of styles. New York: Firefly Books, 2012.
FECOMERCIO SP. Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. Brasileiros gastam mais de R$ 22 bilhões em calçados. São Paulo, 2014. Disponível em <http://www.fecomercio.com.br/NoticiaArtigo/Artigo/13503> Acesso em: 23 fev. 2016.
HOPKINS, Jonh. Moda masculina. Porto Alegre: Bookman, 2013.
KRIPPENDORFF, Klaus. The semantic turn: a new foundation for Design. New York: Taylor & Francis Group, 2006.
MEDEIROS, Wellington Gomes de. Meaningful interaction a proposition for the identification of semantic, pragmatic and emotional dimensions of interaction with products. Stoke-on-Trent, 2007. 320p. Tese (Doutorado) - Philosophy Faculty of Arts, Media and Design Staffordshire University, Inglaterra, 2007.
MEDEIROS, Wellington Gomes de. Meaningfull Interaction with Products. In: Design Issues, v.30, n.3, Summer 2014. p.16-28.
NETTO, J. Teixeira Coelho. Semiótica, informação e comunicação. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2013.
NOBLE, Ian; BESTLEY, Russell. Pesquisa visual: Introdução às metodologias de pesquisa em Design Gráfico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.