Arte-Ciência-Tecnologia: Transdisciplinaridade como Argumento Curatorial em Três Exposições de Arte Contemporânea

Autores

  • Nara Cristina Santos

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.327

Palavras-chave:

Exposições, Artes ciência tecnologia, transdisciplinaridade, arte contemporânea, história da arte

Resumo

Este artigo trata de um estudo sobre três exposições de Arte-Ciência-Tecnologia organizadas por pesquisadores, entre curadores e artistas, de diferentes Instituições de Ensino Superior no Brasil e na Argentina: Mata - 200 milhões de anos (2011), FACTORS 4.0 (2017), Transdisciplinaridade Arte, Ciência e Neurociência (2020). A curadoria compartilhada busca, tanto na estratégia expositiva quanto no desafio teórico, discutir a concepção de transdisciplinaridade como argumento curatorial. Esta concepção é aliada a diferentes conceitos em cada uma das mostras e gera questões emergentes, provocadoras de novas práticas expositivas e outros discursos para contribuir com o campo da Arte Contemporânea e sua história.

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Biografia do Autor

Nara Cristina Santos

Pós-doutorado em Artes Visuais/UFRJ. Doutora em Artes Visuais/UFRGS com estágio na Paris VIII/França. Professora do DART/UFSM desde 1993, atua na Graduação e Pós-Graduação das Artes Visuais/PPGART. Pesquisadora em História, Teoria, Crítica e Curadoria, com projetos transdisciplinares em Arte-Ciência Tecnologia. Coordena o LABART www.ufsm.br/labart e lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq. Organizadora e curadora do Festival Arte Ciência e Tecnologia/FACTORS. Tem convênios, projetos e publicações no Brasil e exterior. Consultora da CAPES para área de Artes. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), que presidiu no biênio 2015-2016.

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Como Citar

Cristina Santos, N. (2021). Arte-Ciência-Tecnologia: Transdisciplinaridade como Argumento Curatorial em Três Exposições de Arte Contemporânea. DAT Journal, 6(1), 78–90. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.327