O programador como animador: Interfaces possíveis entre animação e programação por meio do uso de placas Arduíno para produção de Animatronics

Autores

  • Flávio Gomes de Oliveira
  • Rosane Martins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.323

Palavras-chave:

Animatronics, Animação, Arduíno, Stop-motion

Resumo

Este trabalho se configura como um relato de produção de um personagem do tipo animatronic para utilização no filme de animação: “Vida de Boneco”, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017 na categoria melhor curta metragem de animação. Além de explicitar o processo de produção, será feita uma pequena discussão sobre o uso de sistemas embarcados, mais especificamente a placa Arduíno como base para produção deste tipo de personagem, apresentando as possibilidades de uso, as vantagens e os problemas. Este tipo de personagem traz uma possibilidade nova de performance para o personagem, podendo ser feita por meio de uma programação antecipada de todas as possibilidades de ações possíveis ou por meio de um código único, que após acionado, permite uma sequência inteira de ações performáticas, transformando o programador em um animador.

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Biografia do Autor

Flávio Gomes de Oliveira

professor do Curso de Design Gráfico da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Doutor em Arte e Cultura Visual, atua principalmente na área de Design Gráfico com pesquisas em animação, animação em stop motion, interações diversas, Arduíno, automação e jogos.

Rosane Martins de Oliveira

Rosane Martins de Oliveira é especialista em Mídias na Educação, graduada em psicologia com atuação em psicotecnologia, ensino a distância e presencial e informática para terceira idade.

Referências

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Como Citar

Gomes de Oliveira, F., & Martins de Oliveira, R. (2021). O programador como animador: Interfaces possíveis entre animação e programação por meio do uso de placas Arduíno para produção de Animatronics. DAT Journal, 6(1), 49–59. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.323