A representação tridimensional de objectiles enquanto “próteses transformacionais“
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.316Palavras-chave:
Objectile, Objeto transformacional, Fabricação digital, Prótese, SingularidadeResumo
Este artigo é a síntese da comunicação homônima, por nós apresen¬tada no HUB Eventos Media Lab 2020 - #19.ART, VII SIIMI, II RETINA.Internacional e II DAT -, que teve como proposta investigar como o objectile e a fabricação digital, aliados a práticas de customização e singularização, funcionam como mediadores na invenção de “próteses transformacionais”. Em primeiro lugar, pretende-se definir e destacar as especificidades de um objectile (Deleuze, 2000). Em segundo, intenciona-se delimitar e expor as características de um objeto transformacional (Bollas, 2015). Por fim, trata-se de apresentar alguns objectiles produzidos por meio da fabricação digital, admitidos estes como “próteses transformacionais”, destacando, portanto, a potência da tecnologia em tornar conhecidos idiomas pessoais.
Downloads
Referências
BOLLAS, C. A sombra do objeto: psicanálise do conhecido não pensado. Fátima Marques (trad.). São Paulo: Escuta, 2015.
BOLLAS, C. Being a character: psychoanalysis and self experience. London; New York: Routedge Taylor & Francis Group. 2006.
CARPO, M. The alphabet and the algorithm. Cambridge; London: MIT Press, 2011.
DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 2000
DUARTE, R. B.; SANCHES, M. M.; LEPRI, L. S. Objectile e as “novas pretensões” do projeto paramétrico em arquitetura. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 3, p. 59-76 2017. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i3.134297.
LUPTON, D. 3D printed self-replicas. Personal digital data made solid. In: CARNICELLI, S; MCGILLIVRAY, D; MCPHERSON, G. (eds). Digital Leisure Cultures: critical perspectives. London; New York: Routledge. Taylor & Francis Groupe, 2017. p. 26-38.
MARENKO, B. Digital Materiality, Morphogenesis and the Intelligence of the Technodigital object. In: MARENKO, B; BRASSETT, J. (eds). Deleuze and Design. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015. p. 107-138.