Sistematização de imagens arquetípicas para o design
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.287Palavras-chave:
Design da informação, Imagens-arquetípicas, Arquétipos, EstereótiposResumo
A configuração da informação é elemento fundamental no ofício de design, entretanto, o reconhecimento e uso consciente de imagens neste processo, em relações às suas tipologias, ainda é tema pouco apontado na literatura. O presente artigo apresenta uma discussão acerca de conceitos sobre arquétipo, imagem arquetípica e estereótipo, no contexto do design da informação, a fim de auxiliar na identificação e análise de imagens arquetípicas que são utilizadas no design de artefatos gráficos, tais como capas de livros, cartazes cinematográficos e capas de álbuns musicais. A partir de uma abordagem analítica e exploratória, com auxílio de instrumento bibliográfico, propõe-se como resultado um quadro analítico a respeito de conceitos utilizados para categorização de imagens que pode favorecer o processo de design.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BALDUS, Herbert. Adolf Bastian. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 14, p. 125-130, dec. 1966. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1966.110762
BARROS, Ana. A saia de Marilyn: do arquétipo ao estereótipo nas imagens midiáticas. In Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.12, n.1, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.v12i1.365
DURAND. Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Adolf Bastian. Disponível em <https://www.britannica.com/biography/Adolf Bastian> Acesso em: 06 set. 2020.
GUERRA, Luiz Antonio. Estereótipo. Disponível em <https://www.infoescola.com/sociologia/estereotipo/> Acesso em: 06 set. 2020.
HILLMAN, James. Psicologia Arquetípica: um breve relato. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
HORN Robert E. information design: emergence of a new profession. In JACOBSON, Robert. (Ed.). Information design. Cambridge: MIT Press, 1999.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 2ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
KATZ, Joel. Designing Information. 3ª ed. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. 2012.
KRÜGER, Helmuth. Cognição, estereótipos e preconceitos sociais. p. 23-41 In: LIMA, M. &
LIPPMANN, Walter. Public Opinion. New York: Free Press, 1922.
PASSOS, Ravi. Design da informação: um modelo para configuração de interface natural. (Doutorado em Design) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal, 2014.
PETTERSSON, Rune. Information Design: an introduction. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2002. DOI: https://doi.org/10.1075/ddcs.3
RAFFAELLI, Rafael. Imagem e self em Plotino e Jung. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, n° 22, julho, 2001.
SERBENA, Carlos A. Considerações sobre o inconsciente: Mito, símbolo e arquétipo na psicologia analítica. Revista da Abordagem Gestáltica - XVI (1): 76-82, jan-jul, 2010. DOI: https://doi.org/10.18065/RAG.2010v16n1.9