Algumas relações entre design, espaço e mediação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.263

Palavras-chave:

Design, Território, Educação, Espaço, Escritura

Resumo

A linha de pesquisa Design, Espaço e Mediações, vinculada ao PPG Design da UnB, propõe reflexões voltadas ao cotidiano e à configuração do espaço compreendendo seus aspectos culturais. Considera-se o campo do design em fricção com territórios, com os modos de vida e ações políticas. Os aspectos culturais e ecológicos são base para estudos do design enquanto linguagem. Pensa-se a cidade em sua multiplicidade de territórios, também como espaço construído e imaginado, lugar da cristalização de velhos modelos e hábitos, no qual reside a disponibilidade para o sonho, a inovação, a utopia, abordados na linha a partir das fricções entre poética, design e espaço urbano. Considera-se ainda o papel educativo de tal linguagem modelar, as diversas possibilidades de informar disponíveis na urbe e que podem ser potencializadas por artefatos de design. Assim pretende-se uma cidade cujos artefatos de design, sistêmicos, formais, sinaléticos busquem o processo de emancipação e coparticipação educativa.

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Biografia do Autor

Fátima Aparecida dos Santos

Fátima Aparecida dos Santos é Designer (Unesp 1997), Mestre (2001) e Doutora (PUCSP- Comunicação e Semiótica 2007). Estágio pós doc Università Degli Studi di Torino, CIRCE- Centro Interdipartimentale di Ricerca sulla Comunicazione sob supervisão do prof. Mássimo Leone. Professora do Departamento de Design/ Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Professora Permanente do PPGDesign na linha de Design Espaço e do PPG Artes Visuais na linha Mediação e Imagem Visualidade e Urbanidade.

Marisa Cobbe Maass

Marisa Cobbe Maass é Professora do Departamento de Design da Universidade de Brasília desde o ano 2000 e Pesquisadora no PPG Design desde 2013, atuando na linha de pesquisa Design, Espaço e Mediações. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Teoria e História pela UnB e Doutora em Teoria, história e Crítica, com estágio na Universidade de Paris 1, Sorbonne. Concluiu o Pós-doutoramento no Núcleo de Educação Artística, do Centro de Investigação em Artes e Design e Sociedade na Belas Artes da niversidade do Porto em 2017. Lidera o Grupo de Pesquisa Design Educação desde 2017 .

Rogério Camara

Rogério Camara é Graduado em comunicação visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor da Universidade de Brasília. Tem experiência profissional nas áreas de Design e Educação. Participa como docente do Programa de Pós-graduação em Artes e do PPGDesign, ambos da Universidade de Brasília. Realiza pesquisas sobre as relações entre escrita e cidade com ênfase na poesia visual e nas novas tecnologias.

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Publicado

2020-10-20

Como Citar

dos Santos, F. A. ., Cobbe Maass, M., & Camara, R. . (2020). Algumas relações entre design, espaço e mediação. DAT Journal, 5(3), 144–155. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.263

Edição

Seção

Pesquisa em Design no Centro-Oeste: um retrato do PPG Design da UnB