O ciberespaço como lugar de produção artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.244

Palavras-chave:

Web/net arte, Arte contemporânea, Sistema da arte, Arte no Brasil

Resumo

Relato do projeto de pesquisa sobre arte e internet que vem sendo desenvolvido desde 2005, no sentido de compreender as transformações que a penetração da internet na sociedade contemporânea vem ocasionando nas práticas artísticas e no sistema de arte. O afastamento social imposto pelo controle da Covid-19 desencadeou um intenso processo de uso da internet no campo das artes visuais que se mostrava, em muitos sentidos e até bem pouco tempo atrás, bastante resistente à penetração deste meio. Assim, este relato de pesquisa, ao colocar em evidência uma produção reflexiva sobre o uso da internet pelas artes visuais que aponta aspectos do trajeto que vem sendo feito na ocupação do ciberespaço como lugar de arte, traz contribuições para refletir sobre a situação atual.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Bulhões

Maria Amélia Bulhões é Doutora pela Universidade de São Paulo, USP (1990), com pós doc nas Universidades de Paris I, Sorbonne (1995/97) e Universidade Politécnica de Valencia (2005/07). Professora titular e orientadora do PPG Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Atual presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas, ANPAP (1993/95). Autora dos livros Arte Contemporânea no Brasil, C/ Arte (2019); Pela Arte Contemporânea: desdobramentos de um projeto, EDUFRGS (2017); As novas regras do jogo: o sistema da arte contemporânea (2014); e Web arte e poéticas do território (2011).

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Bulhões, M. A. (2020). O ciberespaço como lugar de produção artística. DAT Journal, 5(3), 113–125. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.244

Edição

Seção

Curadoria, design expositivo e museu