Ódio entre nós

Autores

  • Lisette Lagnado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.230

Palavras-chave:

Flavio de Carvalho, Experiências, Nacionalismo, CAM (Clube dos Artistas Modernos), 11a Bienal de Berlim

Resumo

O artigo descreve e analisa em contexto histórico as Experiências de Flávio de Carvalho (1899–1973) realizadas desde a primeira metade do século XX assim como apresenta conexões daquelas ações artística com a cena cultural e política contemporânea no Brasil, marcada por interferências religiosas.  O artista é evocado na 11a edição da Bienal de Berlim, da qual a autora é uma das curadoras. A mostra foi estruturada a partir da livre atualização de temas expostos em quatro “experiências” de FC. A exposição se espalha em quatro sedes (até 1/11/2020), cada uma com um repertório próprio: a Anti-igreja (Kunst-Werke), a Vitrine para corpos dissidentes (o daad), o Museu invertido (Gropius Bau) e o Arquivo vivo (ExRotaprint). (Este texto foi primeiramente publicado em Flávio de Carvalho: Experience no. 2, Performed on a Corpus Christi Procession. A Possible Theory and an Experiment, published by the Berlin Biennale for Contemporary Art, 2020. Copyright: Lisette Lagnado and Berlin Biennale for Contemporary Art).

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Biografia do Autor

Lisette Lagnado

Lisette Lagnado é crítica de arte, curadora e escritora, atualmente uma das curadoras da 11a edição da Bienal de Berlim. Doutora em Filosofia, de 2014 a 2017 esteve integralmente envolvida na governança da Escola de Artes Visuais do Parque Lage na cidade do Rio de Janeiro, seja como diretora e curadora de Ensino e Programas Públicos. Antes dessa mostra, foi curadora da 27ª Bienal de São Paulo (“Como Viver Junto”, 2006), com escopo conceitual baseado no Programa ambiental de Hélio Oiticica.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Lagnado, L. . (2020). Ódio entre nós. DAT Journal, 5(3), 33–41. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.230

Edição

Seção

Curadoria, design expositivo e museu