A expressividade da tipografia

Marcas de galeria de arte

Autores

  • Regina Cunha Wilke

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p146-159

Palavras-chave:

Tipografia, Marcas, Galerias de Arte, Vila Madalena

Resumo

O bairro Vila Madalena concentra, atualmente, um grande número de galerias de arte da cidade de São Paulo, com concepções artísticas e conceituais diferentes entre si, e com isso, atesta o fenômeno da diversidade de propostas no campo das artes plásticas perceptível na contemporaneidade. O objetivo desse artigo é investigar como a marca gráfica dessas galerias, com foco nos elementos tipográficos aliados à cor, ao formato e ao suporte, expressam seu diferencial. Como metodologia de investigação, serão levantados o perfil e o posicionamento das galerias selecionadas no mercado, serão identificadas suas marcas e abordadas as características estilísticas das fontes tipográficas utilizadas, e sua relação com demais elementos gráficos. O artigo apoia-se em conceitos de estilo tipográfico trabalhados pelos estudiosos Rocha (2012) e Spikerman (1999), de marca investigados por Costa (2012) e Wheeler (2012). Espera-se com o artigo compreender o papel expressivo da tipografia no contexto das galerias de arte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo Editora: Cosac Naify, 2005.

COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosary, 2011.

FIORANTE, Celso. Galeria Millan fecha e questiona mercado. São Paulo, 28 Mar. 1997. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq280307.htm. Acesso em 4 set. 2016.

GALERISTA DE GRANDES ARTISTAS. André Millan. Disponível em: http://brasileiros.com.br/2010/05/galerista-de-grandes-artistas/ Acesso em 4 set. 2016.

LOPES, Jonas. Galeria de arte de Raquel Arnaud será transferida para a Vila Madalena. 2011. Disponível em http://vejasp.abril.com.br/materia/raquel-arnaud-reinaugura-galeria-de-arte. acessado em 10 ago. 2016.

LUCAS, Renata. Anos 70 - 0 mercado de arte. In: GUIMARÃES, Andrea Camargo (et al). Cronologia de Artes Plásticas: referências 1975-1995. São Paulo: Centro Cultural São Paulo-IDART, 2010, p. 8-9.

ROCHA, Cláudio. Projeto Tipográfico: análise de fonte digitais. Editora: Rosari Ano: 2012.

SPIEKERMANN, Erik. A Linguagem Invisível da Tipografia: como escolher, combinar e expressar tipos. São Paulo: Blucher, 2011.

WHEELER, Alina. Design de Identidade de Marca. São Paulo: Bookman, 2012.

WILLEN, Bruce, STRASL, Nolen. Lettering & Type – creating letters & desingning typefaces. New York: Princepton Princeton Architectural Press, 2009.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

Cunha Wilke, R. (2016). A expressividade da tipografia: Marcas de galeria de arte. DAT Journal, 1(1), 146–159. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p146-159