A expressividade da tipografia
Marcas de galeria de arte
DOI:
https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i1p146-159Palavras-chave:
Tipografia, Marcas, Galerias de Arte, Vila MadalenaResumo
O bairro Vila Madalena concentra, atualmente, um grande número de galerias de arte da cidade de São Paulo, com concepções artísticas e conceituais diferentes entre si, e com isso, atesta o fenômeno da diversidade de propostas no campo das artes plásticas perceptível na contemporaneidade. O objetivo desse artigo é investigar como a marca gráfica dessas galerias, com foco nos elementos tipográficos aliados à cor, ao formato e ao suporte, expressam seu diferencial. Como metodologia de investigação, serão levantados o perfil e o posicionamento das galerias selecionadas no mercado, serão identificadas suas marcas e abordadas as características estilísticas das fontes tipográficas utilizadas, e sua relação com demais elementos gráficos. O artigo apoia-se em conceitos de estilo tipográfico trabalhados pelos estudiosos Rocha (2012) e Spikerman (1999), de marca investigados por Costa (2012) e Wheeler (2012). Espera-se com o artigo compreender o papel expressivo da tipografia no contexto das galerias de arte
Downloads
Referências
BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo Editora: Cosac Naify, 2005.
COSTA, Joan. A imagem da marca: um fenômeno social. São Paulo: Rosary, 2011.
FIORANTE, Celso. Galeria Millan fecha e questiona mercado. São Paulo, 28 Mar. 1997. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq280307.htm. Acesso em 4 set. 2016.
GALERISTA DE GRANDES ARTISTAS. André Millan. Disponível em: http://brasileiros.com.br/2010/05/galerista-de-grandes-artistas/ Acesso em 4 set. 2016.
LOPES, Jonas. Galeria de arte de Raquel Arnaud será transferida para a Vila Madalena. 2011. Disponível em http://vejasp.abril.com.br/materia/raquel-arnaud-reinaugura-galeria-de-arte. acessado em 10 ago. 2016.
LUCAS, Renata. Anos 70 - 0 mercado de arte. In: GUIMARÃES, Andrea Camargo (et al). Cronologia de Artes Plásticas: referências 1975-1995. São Paulo: Centro Cultural São Paulo-IDART, 2010, p. 8-9.
ROCHA, Cláudio. Projeto Tipográfico: análise de fonte digitais. Editora: Rosari Ano: 2012.
SPIEKERMANN, Erik. A Linguagem Invisível da Tipografia: como escolher, combinar e expressar tipos. São Paulo: Blucher, 2011.
WHEELER, Alina. Design de Identidade de Marca. São Paulo: Bookman, 2012.
WILLEN, Bruce, STRASL, Nolen. Lettering & Type – creating letters & desingning typefaces. New York: Princepton Princeton Architectural Press, 2009.