Pesquisa-ação: relações com o design
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.177Palavras-chave:
Investiga-ação, Pesquisa-ação, DesignResumo
A pesquisa-ação é uma estratégia metodológica da pesquisa social que visa a ação como uma intenção de mudança. Essa ação consiste em resolver ou, pelo menos, esclarecer os problemas da situação observada. Esse método pretende envolver diretamente os grupos sociais na busca de soluções para seus problemas e promove uma maior articulação entre a teoria e a prática na construção de novos saberes. O presente artigo objetiva identificar as possíveis contribuições da pesquisa-ação nos processos de design, se caracterizando como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Estabelece-se, ao final, que a pesquisa-ação pode contribuir para auxiliar o designer na compreensão do contexto; na identificação das necessidades dos atores envolvidos e dos problemas de uma determinada situação; na seleção de técnicas e ferramentas a serem utilizadas no processo; no diálogo entre todos os atores; na análise e interpretação das informações coletadas; e na formulação de uma solução de forma colaborativa ou cocriativa.
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