Aspectos Artísticos no Projeto de Design de Identidade GráficoVisual de Marca

Autores

  • Sarah Schmithausen Schmiegelow
  • Richard Perassi Luiz de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.176

Palavras-chave:

Design Gráfico, Arte, Tecnologia, Metodologia de Projeto, Identidade Gráfico-visual

Resumo

Atualmente, há dificuldades para se estabelecer distinções evidentes entre Design e Arte. Tradicionalmente e predominantemente, considera-se as atividades de Design pertinentes ao contexto tecnológico, porque conhecimentos científicos e recursos tecnológicos são sistematicamente aplicados em métodos e processos de projetação. Na Arte, tradicionalmente, a aplicação de recursos científicos e tecnológicos não é necessária, porque a diferença característica da produção artística decorre mais especificamente de processos estético-intuitivos. Apesar das áreas serem aqui percebidas como tradicionalmente distintas, são observáveis aspectos estético-intuitivos nos projetos de Design e aspectos lógico-tecnológicos nos processos artísticos. Neste artigo são evidenciados os aspectos estético-intuitivos ou artísticos no projeto de Design de identidade gráfico-visual de marca, especialmente na parte criativa de geração de alternativas. Para tanto, foi considerada a recorrência da parte criativa nas propostas metodológicas de Design, ressaltando-se os aspectos processuais qualitativos, analógicos e intuitivos, os quais permitem ou impõem decisões estéticas ou artísticas na projetação da identidade gráfico-visual de marca.

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Publicado

2020-03-26

Como Citar

Schmiegelow, S. S., & Sousa, R. P. L. de. (2020). Aspectos Artísticos no Projeto de Design de Identidade GráficoVisual de Marca. DAT Journal, 5(1), 153–169. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.176