Doilies Digitais: Um Estudo da Aplicação de Criatividade Computacional ao Crochê

Autores

  • Marília Lyra Bergamo
  • André Luiz Silva

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.175

Palavras-chave:

Arte e Tecnologia, Design, Algoritmos, Criatividade Computacional

Resumo

Neste artigo descrevemos o que são os doilies e apresentamos algumas das ferramentas digitais de criação de padrões gráficos para o crochê. Constatamos que as ferramentas digitais, disponíveis durante o desenvolvimento deste trabalho, não incorporam efetiva criatividade computacional. Isto posto, esse artigo então apresenta a aplicação de lógicas computacional ao desenvolvimento do padrão para doilies de crochê e argumenta iminentes possibilidades de incorporação de criatividade computacional para a geração destes. A incorporação desses sistemas criativos dá se pela gradual atribuição de autonomia aos processos computacionais envolvidos e a relação que o artesão estabelece com estes, o resultado dessa interação influencia diretamente a emergência desses padrões. As relações entre o artesão e os sistemas criativos manifestam-se em um ecossistema de produção, e este artigo finaliza discutindo as potencialidades da incorporação de criatividade computacional para o design de doilies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, P. The Self-Made Tapestry: Patterns formation in nature. Oxford: Oxford University Press. 1999.

BERGAMO, M. L.; MARINHO, F. C. C. . Tecnologia e Delicadeza: estratégias da simplicidade cotidiana na geração de resultados estéticos complexos. In: Cleomar Rocha e Suzete Venturelli. (Org.). Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia. 1ed.Brasília: PPG-ARTE/UNB, 2016, v. 1, p. 141-153.

BERGAMO, M. Interação sistêmica em arte computacional: a-memory garden uma proposta prática e teórica de pesquisa estética. 2015. 180 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

CHOMA, J. Morphing: A Guide to Mathematical Transformations for Architects and Designers. London : Laurence King Publishing, 2015.

IWAMOTO, L. Digital fabrications architectural and material techniques. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2009.

KANAGY-LOUX, E.; MILLS, A.; NEFF, N. Lace, not Lace: Contemporary Fiber Art from Lacemaking Techniques. New Jersey: Hunterdon Art Museum, 2019.

KENNING, Gail Joy. Process: An aesthetic exploration of the digital possibilities for conventional physical lace patterns. (Tese de Doutoramento). University of New South Wales, Australia, 2007.

MCCORMACK, J. Creative Systems: A Biological Perspective. Em: T. Veale, F. A. Cardoso (eds.), Computational Creativity, Computational Synthesis and Creative Systems. Switzerland: Springer Nature, 2019.

MCCORMACK, J. Art, Aesthetics, Evolution em P. Machado, J. McDermott & A. Carballa (eds) Proceedings of EvoMUSART 2013, Vienna, Austria 3-5 April., Springer, Berlin; Heidelberg. pp. 1-12, 2013.

MARINHO, F. C. C. BERGAMO, M. L.; Do elemento autônomo à composição autônoma. Texto Digital, Santa Catarina, p. 227 - 247, 27 ago. 2013.

PEARSON, M. Generative art : A practical guide using processing. Shelter Island, NY : London: Manning ; Pearson Education [distributor], 2011.

SHIFFMAN, D. Cellular Automata. In: The Nature of Code, 2020. (https://natureofcode.com/book/chapter-7-cellular-automata/)

WANNAMAKER, K.; OEHLBERG, L.; CARPENDALE, S.; WILLETT, W. Data Embroidery: Exploring Alternative Mediums for Personal Physicalization (conference poster), disponível em <https://prism.ucalgary.ca/bitstream/handle/1880/110218/DataEmbroidery.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 05 de fevereiro de 2020.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Bergamo, M. L., & Silva, A. L. (2020). Doilies Digitais: Um Estudo da Aplicação de Criatividade Computacional ao Crochê. DAT Journal, 5(1), 138–152. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.175