Memória, emoções e sentimentos: impactos na percepção espacial e afetiva da área urbana central de Campinas
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.166Palavras-chave:
Arquitetura-Urbanismo-Neurociência, Percepção Espacial, Memória Afetiva, Emoções e Sentimentos, CampinasResumo
Por meio da cooperação transdisciplinar entre Arquitetura-Urbanismo-Neurociência, esta pesquisa investiga a ação da área central da cidade de Campinas (São Paulo – Brasil) sobre a percepção espacial e as memórias afetivas dos seus habitantes/usuário. Para tanto, realiza procedimento em campo com 266 voluntários, direcionado a evocar as memórias declarativas semânticas dos participantes sobre este espaço/lugar, e registra-las como depoimentos e desenhos autorais. Os principais resultados evidenciam a modulação destas memórias pelas emoções e sentimentos e discutem: a) a inexistência de identificação e a aversão dos habitantes/usuários à área central da cidade; b) o sentimento de insegurança deflagrado pelo espaço urbano em seus cidadãos; c) assim como estes fatores ameaçam o equilíbrio homeostático destes sujeitos. Como principal contribuição destaca-se o papel e a responsabilidade das políticas públicas e dos profissionais dos campos da Arquitetura, Urbanismo e Design nos modos do cidadão sentir, perceber e ocupar o espaço urbano.
Downloads
Referências
CARTA de Lisboa sobre a reabilitação urbana integrada, 2005.
DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
FÉLIX, L.; VERZIGNASSE, R. Boca do lixo expõe a decadência do centro. Correio Popular, Campinas, Cidades, 02 mai. 2010.
GALLACCI, F. Violência impõe toque de recolher no Centro. Correio Popular, Campinas, Cidades, 23 mai. 2010.
IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.
JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LEFEBVRE, H. La production de l’espace. 15nd edn. Paris: Anthropos, 1974.
LIMA JÚNIOR, G. C., ZUANON, R. SEE BEYOND contributions to the project-based practice of sighted and visually impaired students in the context of higher education in Design. DAT Journal, v. 3, n. 2, p. 203-231, 2018. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.91
LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: fundamentos para reabilitação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MELGAÇO, L. M. Território em atrito: a violência sob o olhar da complexidade dialética. In: SOUZA, M. A. A. (ed.). A Metrópole e o futuro: refletindo sobre Campinas. Campinas: Territorial, 2008.
PREFEITURA Municipal de Campinas. In: Homepage, 2018. http://www.campinas.sp.gov.br. Acesso em fev. 2020.
SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 1995.
YÁZIGI, E. O mundo das calçadas. Por uma política democrática de espaços públicos. São Paulo: Humanitas/FFLCH/Imprensa Oficial do Estado, 2000.
YOUNG, A. W. et al. Face processing impairments after amygdalotomy. Brain: A Journal of Neurology, 118(1), 15-24, 1995. doi.org/10.1093/brain/118.1.15.