Conteúdo Criativo em Design e Propriedade Intelectual

Autores

  • Hugo Backx
  • Madalena Grimaldi
  • Ana Karla

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.117

Palavras-chave:

Conteúdo criativo, Design, Propriedade intelectual

Resumo

Uma das características das criações intelectuais é o seu caráter imaterial. São conteúdos articulados no plano das ideias de seu criador que livremente constrói e reconstrói um universo imaginário. As motivações vão desde necessidades do dia a dia a alguma manifestação artística. Através de sua exteriorização terceiros tomam ciência do conteúdo criativo por meio de seus contornos ou limites manifestados ou fixados numa espécie de instante “fotográfico” da ideia. Na atividade de design esses conteúdos criativos gerados são fixados em objetos do cotidiano que buscam atender às mais diversas demandas. Essa característica do objeto criativo, fruto do trabalho intelectual,
fez surgir a necessidade de normas, como a Propriedade Intelectual, para o seu resguardo. Ela tem como um dos seus princípios básicos a repressão à exploração servil de trabalho criativo alheio. E compreender como o conteúdo criativo em Design se enquadra na Propriedade Intelectual torna este resguardo mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRÃO, Eliane Y. Titularidade e liberdade no uso de ideias e formatos na propriedade intelectual. In: ADOLFO, Luiz G. S.; MORAES, Rodrigo. Propriedade Intelectual em perspectiva. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Juris, 2008.

BRASIL. Direito autoral – Lei no 9.610, de 19/02/98.

BRASIL. Lei de propriedade industrial – Lei no 9.279, de 14/05/96.

CERQUEIRA, João da Gama. Tratado da Propriedade Industrial: da propriedade industrial e do objeto dos direitos. Atualizado por: Newton Silveira e Denis B. Barbosa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, vol. I, 2010.

CERQUEIRA, João da Gama. Tratado da Propriedade Industrial. 2a ed. São Paulo: Revista dos Tribunais – RT, Vol. 2, 1982.

FROMER, Jeanne C. A psychology of intellectual property. Northwestern University Law Review, vol. 104, p. 1441-1510, 2010. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=1575843. Acesso em: 08 mar 2016.

LASTRES, José Manuel Otero. Reflexiones sobre el diseño industrial. In: Anuario de la Facultad de Derecho: Universidad de Alcalá, no 1, 2008, pp. 217-235. Disponível em: http://dspace.uah.es/ jspui/bitstream/10017/6417/1/reflexiones_ote-ro_AFDUA_2008.pdf. Acesso: 16 out 2011.

LIPSZYC, Délia. Derecho de autor y derechos conexos. Buenos Aires: UNESCO/Cerlac/Zavalia, 1993.

MARTÍNEZ, A. M. Criatividade, personalidade e educação. 3a edição. Trad. Mayra Pinto. São Paulo: Papirus, 2003.

OLIVEIRA, Maurício L. Propriedade Industrial: O âmbito de proteção à marca registrada. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2000.

PUGH, S. Total Design: integrated methods for successful product engineering. 3a ed. Inglaterra: Addilson-Wesley, 1990.

REVISTA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Patentes. RPI no 2110. Rio de Janeiro: INPI, p. 129.

REVISTA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Patentes. RPI no 2160. Rio de Janeiro: INPI, p. 241.

RODRIGUES, José Carlos. Antropologia e Comunicação: princípios radicais. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, coleção Ciências Sociais no 5, 1989, e-book. Disponível em: http://www.editora.vrc.puc- rio/docs/ebook_antropologia_ comunicação.pdf. Acesso em: 09 dez 2011.

SILVA, De Plácido. Vocabulário Jurídico. 15a edição. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

SILVEIRA, Newton. A Propriedade Intelectual e a nova Lei de Propriedade Industrial (Lei no 9.279, de 14-05-1996). São Paulo: Saraiva, 1996.

SPRIGMAN, Christopher & BUCCAFUSCO, Christopher. The criativity effect. University of Chicago Law Review, Volume 78, Number 1, 2011. Disponível em: http://works.bepress.com/sprigman/8. Acesso em: 08 mar 2012.

WALKER, David et al. Managing Design: Overview Issues. P791. Open University Press, Milton Keynes, p. 22. In: COOPER, Rachel; PRESS, Mike. The Design Agenda: a guide to successful design management. England: John Wiley & Sons, 1995, Cap. II, p. 27.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Backx, H., Grimaldi, M., & Karla, A. (2019). Conteúdo Criativo em Design e Propriedade Intelectual. DAT Journal, 4(1), 162–174. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.117