O papel do design no processo de inovação na Universidade

Autores

  • Priscila P. O. A. Castro
  • Claudio Freitas de Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.115

Palavras-chave:

Inovação, Design, Parceria

Resumo

O processo de globalização torna o sistema de ligação entre produtores e consumidores mais complexo e extenso. O design tem sido cada vez mais utilizado como método ou processo para o desenvolvimento de novos produtos, conceitos e estratégias, de forma a tornar as empresas mais competitivas. Nos últimos anos, a área do Design vem questionando as delimitações que especificam esse campo, uma vez que ele tem interagido com muitos outros campos e se torna cada vez mais interdisciplinar. A aliança e parceria de áreas desconectadas facilitou a criação de novos vínculos interdisciplinares, melhorando a compreensão e o domínio de suas descobertas. A relação universidade-empresa é uma atividade estratégica no desenvolvimento de novas aplicações e o design é um processo e uma prática para encontrar e resolver problemas. Dessa maneira, qual seria o papel do Design dentro de uma universidade, como uma disciplina independente e como um articulador dentro de uma universidade? O artigo aborda a inovação como elo entre
a relação universidade-empresa e expõe como o design vem se inserindo dentro de um modelo de inovação de uma universidade específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, David A. Administração estratégica de mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ARGAN, G. C. A história na metodologia do projeto. Revista Caramelo, no.6. São Paulo: FAU/USP, 1992.

AUBERT, J-E. Innovation in Small and Medium Firms. Paris Organization for Economic Cooperationand Development, 1982.

AUBERT, J-E. The approach of design and concepts of innovation policy. In R. Langdon and R. Rothwell (eds.) Design and Innovation: Policy and Management. London: The Design Council, 1985.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estud. av. [online]. 2017, vol.31, n.90, pp.75-87. ISSN 0103-4014. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005 .

BESSANT, J.; RUSH, H. Government support of manufacturing innovation: two country level case study. IEEE Transactions of Engineering Management, v.40, n.1, p. 79-91, Feb. 1993.

BOMFIM, G.A. Fundamentos de uma Teoria Transdisciplinar do Design; morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. In Estudos em Design, V.V, n.2. Rio de Janeiro: AEND, 1997.

BOMFIM, G. A. Sobre a possibilidade de uma Teoria do Design. Estudos em Design. Ano lI, vol. 11. Rio de Janeiro, 1994.

CALMANOVICI, Carlos Eduardo. A inovação, a competitividade e a projeção mundial das empresas brasileiras. Rev. USP [online]. 2011, n.89, pp. 190-203.

DAHL, Darren W. and Page Moreau (2002), The Influence and Value of Analogical Thinking During New Product Ideation, Journal of Marketing Research, 39 (February), 47-60.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify 2007. 347 p.

FRIEDMAN, K. Theory construction in design research: criteria: approaches, and methods. Design Studies, 24, 2003, (507-522).

ETZKOWITZ, H. Innovation in innovation: the triple helix of university-industry government relations. Social Science Information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2003.

KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A estratégia do oceano azul: como criar mercados e tornar a concorrência irrelevante. São Paulo: Campus, 2005.

LEVY, N. S. 1998. Managing high technology and innovation. New Jersey: 1998. 274 p. ISBN 0023704624.

OCDE. Manual de Oslo. 3.ed. OCDE/FINEP, 2005.

PIATIER, A. Barriers to Innovation. London: Frances Pinter, 1984.

PUGH, S. 1991. Total design: integrated methods for successful product engineering. Harlow, UK: Addison Wesley, 1991.

TIGRE, P. B. (1998) Inovação e Teorias da Firma em três paradigmas Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revista de Economia Contemporânea no 3 Jan. – Jun. De 1998.

TIMES HIGHER EDUCATION – THE, World University Rankings, Disponível em:

https://www.timeshighereducation.com/features/which-universities-are-the-most-innovative. Acesso em 08/06/2018

WALSH, V. Design, Innovation and the Boundaries of the Firm, Research Policy, vol. 25, 509– 29, (reprint Academic Review, no. 1, Design Management Journal, 2000).

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Castro, P. P. O. A., & de Magalhães, C. F. (2019). O papel do design no processo de inovação na Universidade. DAT Journal, 4(1), 129–141. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.115