O papel do design no processo de inovação na Universidade
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.115Palavras-chave:
Inovação, Design, ParceriaResumo
O processo de globalização torna o sistema de ligação entre produtores e consumidores mais complexo e extenso. O design tem sido cada vez mais utilizado como método ou processo para o desenvolvimento de novos produtos, conceitos e estratégias, de forma a tornar as empresas mais competitivas. Nos últimos anos, a área do Design vem questionando as delimitações que especificam esse campo, uma vez que ele tem interagido com muitos outros campos e se torna cada vez mais interdisciplinar. A aliança e parceria de áreas desconectadas facilitou a criação de novos vínculos interdisciplinares, melhorando a compreensão e o domínio de suas descobertas. A relação universidade-empresa é uma atividade estratégica no desenvolvimento de novas aplicações e o design é um processo e uma prática para encontrar e resolver problemas. Dessa maneira, qual seria o papel do Design dentro de uma universidade, como uma disciplina independente e como um articulador dentro de uma universidade? O artigo aborda a inovação como elo entre
a relação universidade-empresa e expõe como o design vem se inserindo dentro de um modelo de inovação de uma universidade específica.
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