Prueba de práctica como investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.92

Palabras clave:

Polifonia, Ética, Audição, Participação, Prática social

Resumen

Este artigo explora caminhos que os artistas trabalham com as pessoas em performances ou práticas artísticas sociais. Abordando diretamente e organizando pessoas envolve uma ética de atenção, incluindo modos de ouvir, que desdobram-se em variados resultados de pesquisa. Nesse contexto, o livro de Lisbeth Lipari de 2014 Ouvir, Pensar, Ser: No Sentido de uma Sintonia Ética discute a noção do filósofo Emmanuel Levinas do encontro cara a cara com o outro como um união que deve abranger a diferença. Práticas de audição e afinação tem papel crítico no projeto de PhD de Olivia Webb da Universidade AUT onde a prática de sua arte engaja participantes e diversas comunidades de música e canto. Para esses projetos Webb usa sua experiência como treinadora de coral e artista performática e questiona como a audição é traduzível entre diferentes grupos culturais. Essas metodologias práticas, baseadas na ideia de participação, ativamente alteram e redirecionam seus projetos.

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Publicado

2018-11-16

Cómo citar

Webb, O., & Braddock, C. (2018). Prueba de práctica como investigación. DAT Journal, 3(2), 325–352. https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.92