Diseño participativo en tiempos de actividades remotas: Adaptación al servicio educativo Escola_Casa

Autores/as

  • Evandro Jefferson Stein
  • Marli Teresinha Everling
  • Maria Regina Álvares Correia Dias
  • João Eduardo Chagas Sobral
  • Elenir Carmen Morgnestern

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504

Palabras clave:

Design centrado no ser humano, Design participativo, Design de serviço, Educação

Resumen

Las actividades remotas, aceleradas en virtud de Covid-19, requirieron repensar las actividades participativas contenidas en los procesos de diseño centrados en el ser humano. En este contexto, la investigación utilizó el diseño participativo como estrategia para el desarrollo de una metodología híbrida de enseñanza-aprendizaje para Escola_Casa, una entidad privada que trabaja como promotora de la formación en las áreas de arte y diseño y atiende a toda la microrregión de Blumenau, Santa Catarina. El artículo consiste en un estudio de caso, presentado a partir de los problemas, objetivos, procedimientos y herramientas participativas utilizadas y adaptadas para la conducción remota, con el fin de brindar seguridad a los participantes y favorecer la eficiencia de los procesos de desarrollo de soluciones. La estructura incluye la contextualización de la investigación presentada en la introducción, fundamento teórico: diseño, participación y enfoque centrado en el ser humano, escenario pandémico, estructura metodológica, organización y conducción del proceso participativo, resultados y conclusión.

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Biografía del autor/a

Evandro Jefferson Stein

Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestre em Design pela Universidade da Região de Joinville. Sócio da Escola_Casa que possui abrangência local, regional e nacional. Possui experiência na educação para a Arte e o Design considerando aspectos pedagógicos, de gestão, aprendizagem e ensino.

Marli Teresinha Everling

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, e, especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenadora do Projeto Ethos – Design e Relações de Uso. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, processos participativos, crise ecológica, ética, design e suas interfaces as relações usuário-objeto-ambiente.

Maria Regina Álvares Correia Dias

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, mestre em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Design Industrial pela Fuma. É professora e pesquisadora da Escola de Design da UEMG nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Design. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD-UEMG) e coordena o Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design. Editora dos Cadernos de Estudos Avançados em Design (2010-2021) e editor-chefe da revista Pensamentos em Design (2021).

João Eduardo Chagas Sobral

Doutor em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau e Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenador do Projeto Íris – A Imagem e as Ferramentas de Concepção e Desenvolvimento de Artefatos no Campo do Design. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, imagem, filosofia e ergonomia.

Elenir Carmen Morgnestern

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em Educação nas Ciências, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Plásticas e Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenador do Projeto Simbol – O Design e suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, imagem, filosofia e ergonomia.

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Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Stein, E. J., Everling, M. T., Dias, M. R. Álvares C., Sobral, J. E. C., & Morgnestern, E. C. (2021). Diseño participativo en tiempos de actividades remotas: Adaptación al servicio educativo Escola_Casa. DAT Journal, 6(4), 255–278. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504