Reflexiones sobre el uso de técnicas y materiales en la construcción de la colección táctil en museos

Autores/as

  • Elizabeth Romani
  • Juliana Harrison Henno

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p133-147

Palabras clave:

Obra inclusiva, Acessibilidade, Acervo tátil, Museu, Fabricação digital

Resumen

Este artigo discute o processo de adaptação de obras artísticas em museus a partir da perspectiva do design inclusivo. Para este estudo, foram selecionados cinco compreendendo duas categorias: aqueles que possuem em seu acervo obras adaptadas para pessoas com deficiência visual e aqueles concebidos para serem museus inclusivos. Neste contexto, partindo-se da assertiva de que a representação da imagem em relevo é um importante canal de informação para o cego, justifica-se um levantamento sobre os atuais métodos adotados na produção de obras inclusivas, de modo a se refletir sobre possíveis alternativas e processos que contribuam para a ampliação desse repertório de imagens. Este artigo pretende ainda refletir sobre possíveis avanços na representação da imagem, migrando-se de uma técnica predominantemente artesanal para uma de cunho digital que possibilitaria uma ampliação do acervo tátil nos museus, entendendo que eles têm grande responsabilidade no processo de inclusão sociocultural do visitante com deficiência visual.

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Publicado

2017-10-14

Cómo citar

Romani, E., & Henno, J. H. (2017). Reflexiones sobre el uso de técnicas y materiales en la construcción de la colección táctil en museos. DAT Journal, 2(1), 134–149. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p133-147