Arte del juego en el contexto del arte digital

Autores/as

  • Lucia Santaella

DOI:

https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p2-13

Palabras clave:

Estética, Game arte, Arte digital, Atributos

Resumen

Se a palavra estética for tomada no seu sentido original, aquilo que é capaz de produzir um efeito sensório e sensível no receptor, não há dúvida de que os games criaram uma estética que lhes é própria, baseada em uma série de atributos que vão da visualidade imagética à jogabilidade. Este artigo, entretanto, tem por objetivo evidenciar as diferenças entre uma estética do game e a game arte. Enquanto a primeira faz parte integrante de todo e qualquer game, a game arte tem particularidades que serão aqui discutidas no contexto do território mais amplo da arte digital. Como a game arte se insere nesse contexto? Em que medida ela expande o próprio conceito de arte tecnológica e arte digital em particular? Eis as questões que este artigo irá colocar em pauta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In Os pensadores XLVIII. São Paulo: Editora Abril, 1975.

BORGES, Jorge Luis. Sete noites. São Paulo: Max Limonad, 1983.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. Viver na era do capitalismo artista. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MANOVICH, Lev. After effects, or velvet revolution in modern culture. Part I. http://www.manovich. net. Acesso em 25 de janeiro de 2007.

MURPHY, Samantha. Videogame pode ser arte? In: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI173328-17779,00-VIDEOGAME+PODE+SER+ARTE.html. 2010. Acesso: 10/04/2017.

NÓBREGA, Diemano. Carreira na indústria de games: design de games, game art ou game design? In http://unidigitaldobrasil.com.br/carreira-na-industria-de-games-design-de-games-game-art-ou-game-design/. 2016. Acesso: 10/04/2017.

RIDOLFI. Aline. Games são arte? In http://link.estadao.com.br/noticias/geral,games-sao-arte,10000034149. 2013. Acesso: 10/04/2017.

Santaella, Lucia. Estética de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.

Santaella, Lucia. Introdução. In Estéticas Tecnológicas. Novos modos de sentir. Santaella, Lucia; Arantes, Priscila. São Paulo: Educ, 1998, p. 11-17.

Santaella, Lucia. Estéticas tecnológicas. In Santaella, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2010, p. 253-274.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis. Afeto, mídia e política. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

Publicado

2017-10-14

Cómo citar

Santaella, L. (2017). Arte del juego en el contexto del arte digital. DAT Journal, 2(1), 3–14. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p2-13