A la deriva con el teléfono inteligente
Imágenes nómadas o narraciones cinematográficas
DOI:
https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2016v1i2p134-150Palabras clave:
deriva, imagem, smartphone, cinematografia, arteResumen
Maravilhamento e (des)orientação no espaço urbano tem sido um recurso constante utilizado pelos artistas que usam a cidade como seu principal objeto de estudo. Enquanto versátil e prática ferramenta a plataforma móvel, smartphone, reúne num único dispositivo, a capacidade de fotografar, filmar, mapear e comunicar. Através da interface, pelo facilitismo, como equação potencial - a capacidade de se associar como um (o indivíduo + o dispositivo) -, se cultiva a capacidade de ligar, instantaneamente, o ambiente urbano offline com ambientes online. Estamos entrando numa nova era de “seres mistos” através dos usos do aparato smartphone (um conceito que oresceu no inicio da cinematogra a de Dziga Vertov - cine-truth e cine-eye). Portanto, vou tentar trazer para a discussão o ato de andar, enquanto proposta de criação de narrativas urbanas cinematograficas experimentais (conceitos como deriva, nomadismo urbano e “ser cibrido” serão conciliadas).
Descargas
Citas
ANDERS, Peter. (1998). Cybrids - Integrating Cognitive and Physical Space in Architetcure. Paper presented at the Convergence Conference, Orlando.Volume 4 Number 1, pp.85-105
ARNHEIM, Rudolf. (2002) Arte e Percepção Visual: uma Psicologia da Visão Criadora, São Paulo: Pioneira Thomson, pp. 417-418
BADGER, Emily. (2012). An App to Help You Lose Yourself in the City - Drift wants you to “unfamiliarize” yourself in familiar places. http://www.citylab.com/tech/2012/05/app-help-you-lose-yourself-city/2149/122 (Acessado em 16.04.2015).
BASTOS, Paulo Bernardino. (2006). Intersecção das novas tecnologias na criação da imagem nas artes plásticas no final do séc. XX : a imagem, a tecnologia e a arte, Tese de doutoramento: Estudos de Arte, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2006, 381 p. : il. color.+1 CD-ROM (anexos).
BEIGUELMAN, Giselle. (2003). O livro depois do livro. São Paulo: Editora Peirópolis.
BENJAMIN, Walter. [1976] (1985). Charles Baudelaire: A Lyric Poet in the Era of High Capitalism. London: Verso.
CAMPBELL, Scott W., KWAK, Nojin. (2011). Mobile Communication and Civil Society: Linking Patterns and Places of Use to Engagement with Others in Public. In Human Communication Research, Vol 37, Issue 2, pp.207-222.
CAMPOS, Jorge. (2014). O kino-olho, o kino-punho e o homem novo (anos 20, séc. XX). http://www.dai.esmae.ipp.pt/wp-content/uploads/2014/10/kine-olho.pdf168
CARERI, Francesco. [2002] (2013). Walkscapes - O caminhar como prática estética. São Paulo Editora G.Gili.
CHAMBERS, Iain. (2006). The Aural Walk. In Christoph Cox and Daniel Warner ed.by (Ed.), Audio Culture: readings in modern music (pp. 98-101). New York: The Continuum International Publishing Group Ltd.
DZIEZA, Josh. (Agosto de 2014). I got destroyed at web-surfing competition: No keys, no search, no going back. http://www.theverge.com/2014/8/12/5991595/i-got-destroyed-at-a-web-surfing-competition121 (Acessado em 20.03.2015).
HARING, Keith. (1990) In. Jason Rubell.Keith Haring: The Last Interview. Arts Magazine (September). New York.
HARVEY, David. (2008). The Right To The City. New Left Review(53 ), 23-40.
JACQUES, Paola Berenstein. (2003). Apologia da deriva: escritos situasionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
JACQUES, Paola Berenstein. (2012). Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA.
NAME, Leonardo dos Passos Miranda. (fev. 2003). O cinema e a cidade: simulação, vivência e influência. Arquitextos, 03 (n.033.02). http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.033/706167
POE, Edgar Allan. [1840] (1978). The Man Of The Crowd. In Thomas Ollive Mabbott (Ed.), Tales and Sketches 1831-1842 (pp.506-518). London: The Belknap Press of Harvard University Press.
SCHAFER, R. Murray. (2001). A Afinação do mundo (Marisa Trench Fonterrada, Trans.). São Paulo: UNESP.
SILVA, Bruno Evangelista da. (2009). A representação da cidade Moderna no filme “O Homem com uma Câmera”. Paper presented at the V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, Bahia – Brasil - http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19080.pdf
TUAN, Yi-Fu. (1983). Espaço e Lugar: A perspectiva da experiência, São Paulo: Difel.