MUCHAS IMÁGENES o sobre el placer-dolor de la imagen

Autores/as

  • Valzeli Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.154

Palabras clave:

Imagem, Fenomenologia, Semiótica, Processo de criação

Resumen

O ensaio se propõe refletir sobre algumas das dimensões da imagem, e sua relação como algo que se coloca a ver, como uma revelação de campos invisíveis, de memórias, arquivos vivos do tempo. Trataremos, deste modo, de interrogar as imagens e de lhes perguntar qual a sua relação com o que não se vê, com o que é invisível. Buscamos contribuir para
a discussão sobre a imagem, a partir do entendimento de que as imagens são representações do mundo, ou talvez um mundo, um universo em particular.
Representações referem-se a representações, dobram-se, desdobram-se até se multiplicarem ao infinito, abandonando os referentes, os estados de coisa, as atualidades, para trás. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BELTING, H. (2005). “Image, Medium, Body: A New Approach to Iconology. Critical Inquiry,” 31(2), 302-319. doi:10.1086/430962

BRIAN HARLEY. “Mapas, saber e poder”. Confins [Online], 5 | 2009, posto online em 24 avril 2009. URL : http:// confins.revues.org/index5724.html DOI : en cours d’attribution

COELHO TEIXEIRA. (2015) Regina Silveira, a arte de corrigir a realidade. Publica- do em: 05 de agosto de 2015. Acessado em: 10/08/2019 https://revistazum.- com.br/revista-zum-8/a-arte-de-corrigir-a-realidade/

DELEUzE, Gilles. Deux Régimes de Fous. Textes et Entretiens: 1975-1995 (Edição preparada por David Lapoujade), Paris. Les Èditions de Minuit, 2003.

DiDI-Huberman. Écorces. Paris: Les Éditions de Minuit, 2011.

GEIGER, ANNA BELLA. (1977) Brasil nativo/Brasil alienígena. a1977. impres- são sobre papel. 31 x 98 cm. Acervo/Aquisição Núcleo Contemporâneo MAM-SP - Número de tombo: 2006.003-000. Acessado em: 10/08/2019. https://mam.org.br/acervo/2006-003-000-geiger-anna-bella/

MOREL, Marcos. Cinco imagens e múltiplos olhares: ‘descobertas’ sobre os índios do Brasil e a fotografia do século XIX. Hist. cienc. saude, Rio de Janeiro , v. 8, supl. p. 1039-1058, 2001 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S0104-59702001000500013&lng=en&nrm=iso>. access on 25 Nov. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702001000500013.

NEVES, LINO JOÃO DE OLIVEIRA. “Desconstrução da colonialidade: iniciativas indígenas na Amazônia”, e-cadernos CES [Online], 02 | 2008, posto online no dia 01 dezembro 2008, consultado o 24 novembro 2019. URL : http://journals.openedition.org/eces/1302 ; DOI :
10.4000/eces.1302

PEIRCE, C.SANDERS. COLLECTED PAPERS. Acessado em: https://libraries.indiana.edu/collected-papers-charles-sanders-peirce

JAREMTCHUK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2007.

SAMAIN , ETIENNE. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. IN: VISUALIDADES, Goiânia v.10 n.1 p. 151-164, jan-jun 2012.

SILVEIRA, REGINA. (1977) BRAZIL TODAY, obra com cartões postais Brasil Nativo, divulgação no site. Acessado em: 10/08/2019 https://reginasilveira.- com/BRAZIL-TODAY

SCHROEDER, CAROLINE SAUT. (2012) Arte em trânsito: arte postal no cotejo entre intimidade e esfera pública. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 2, n. 4, ano 2, dezembro de 2012.

TACCA, FERNANDO DE. (2011) O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, n.1, jan.-mar. 2011, p.191-223. Acessado em 12/10/2019. http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v18n1/12.pdf

Publicado

2019-12-06

Cómo citar

Sampaio, V. (2019). MUCHAS IMÁGENES o sobre el placer-dolor de la imagen. DAT Journal, 4(3), 141–150. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.154