Contribuciones metodológicas de los procesos de diseño colaborativo y participativo a la economía solidaria

Autores/as

  • Renata M. L. Fujita
  • Lara L. B. de Senne

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.114

Palabras clave:

Design colaborativo, Design participativo, Design Thinking, Economia Solidária

Resumen

Contextualizamos o design como uma área cujos conhecimentos práticos e científicos demonstram capacidade de propor inovações ao sistema de produção de bens de consumo, o qual apresenta questões éticas e ambientais que afetam profundamente nossa sociedade. Neste sistema, identificamos os empreendimentos da economia solidária como uma interessante alternativa econômica, cultural e ambiental, devido a seus valores de autogestão, cooperação e solidariedade, e sua proposta de produção sustentável. Desta forma, buscou-se conceituar, por meio da revisão de literatura as abordagens de Design Colaborativo, Design participativo e Design Thinking, com o propósito de examinar caminhos para a contribuição do design nas atividades produtivas de empreendimentos econômicos solidários e buscar compreender qual seria o papel do design neste contexto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, L. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2004

BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

CHIU, M. L. An organizational view of design communication in design collaboration. Design Studies, v.23, n.2, p.187-210, 2002.

COELHO, L. A. L. Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008.

EHN, P. Participation in Design Things. In: PARTICIPATORY DESIGN CONFERENCE, 30 September– 4 October, Bloomington. Proceedings... New York: ACM, 2008, p.92–102.

FONTANA, I. M.; HEEMANN, A.; FERREIRA, M. G. G. Fatores críticos de sucesso para a colaboração no design de sistemas produto-serviço. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 53-60, dez. 2012. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/87. Acesso em: 25 de janeiro 2018. doi: http://dx.doi.org/10.23972/det2012iss04pp53-60.

FUJITA, R. M. L. Economia solidária na indústria têxtil e de confecção: influência dos atributos relativos ao mito fundador na moda brasileira. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Têxtil e Moda) Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2017.

GAIGER, L. A economia solidária diante do modo de produção capitalista. Caderno CRH, Salvador, v. 16, n. 39, p. 181-211, 2003. Disponível em: http://www.cadernocrh.ufba.br/viewissue.php?id=12. Acesso em: 10 de março 2018.

HEEMANN, A.; LIMA, P. J. V.; CORRÊA, J. S. Fundamentos para o Alcance da Colaboração em Design. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8, São Paulo, 2008. Anais...São Paulo: Senac, 2008.

JESUS, P.; TIRIBA, L. Cooperação. In: CATTANI et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. São Paulo: Almedina, p.80-85, 2009.

KLEINSMANN, M. S. Understating collaborative design. Ph.D. thesis, Delft University of Technology. Delft, 2006.

KLEINSMANN, M.; VALKENBURG, R. Barriers and enablers for creating shared understanding in co- design projects. Design Studies, v. 29, n. 4, p. 369-386, 2008.

LAVILLE, J. L. Solidariedade. In: CATTANI et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. São Paulo: Almedina, p.310-314, 2009.

LAVILLE, J. L.; GAIGER, L. I. Economia Solidária. In: CATTANI et al. Dicionário Internacional da Outra Economia. São Paulo: Almedina, p.162-168, 2009.

LEE, Y. Design participation tactics: the challenges and new roles for designers in the co-design process. CoDesign, v.4, n.1, p. 31–50, 2008.

MANZINI, E. Design Para a Inovação Social e Sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, E.; RIZZO, F. Small projects/large changes: Participatory design as an open participated process. CoDesign, v. 7, n. 3-4, p.199-215, 2011.

PANTALEÃO, L. F.; PINHEIRO, O.J; MENEZES, M.F. Teoria e prática, ética e estética no design de produtos: questões de sustentabilidade como alternativa para subversão da atual cultura material de consumo. In: CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design, 3, Buenos Aires, 2016.

PAPANEK, V. Arquitectura e design, ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 1995.

ROBERTSON, T.; SIMONSEN, J. Participatory Design: An introduction. In: ROBERTSON, T.; SIMONSEN, J. (Eds.). . Routledge International Handbook of Participatory Design. 1. ed. New York: Routledge, p. 1–18, 2013.

SANDERS, E. B.-N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, v. 4, n. 1, 2008.

SANDERS, E. B. N., BRANDT, E., BINDER, T. Framework for Organizing the Tools and Techniques of Participatory Design. Proceedings of Participatory Design Conference 2010, Sydney, Australia. 2010

SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1a ed, 2002.

VENDRAMINI, L. C., HEEMANN, A. Design colaborativo: categorias de colaboração e implicações na comunicação. In: Gampi Plural, 5, Joinville, 2015.

Publicado

2019-05-10

Cómo citar

Fujita, R. M. L., & de Senne, L. L. B. (2019). Contribuciones metodológicas de los procesos de diseño colaborativo y participativo a la economía solidaria. DAT Journal, 4(1), 116–128. https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.114