Human and machine generating poetic energy

Authors

  • Milton Sogabe
  • Fernando Fogliano
  • Renato Hildebrand
  • Fabio Oliveira Nunes
  • Ive Rubini
  • Rodrigo Dorta Marques
  • Cleber Gazana
  • Soraya Braz
  • Caio Netto Dos Santos
  • Barbara Jaqueline Soares Milano

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.758

Keywords:

Art-Technology, Energy harvest, Interaction, Human body, Anthropocene

Abstract

In the context of the Anthropocene, Post-Human and Post-Digital, technology in Art gains a complexity that goes beyond the exploration of its possibilities, involving Other environmental and social concerns. From these discussions comes the proposal to build a triptych of works that incorporate current issues. In this sense, we present three works of Art-Technology, which propose to eliminate the use of commercial electricity or batteries, as well as the non-use of computers or digital processors in their structure. However, the proposal maintains the interactivity of the human with the machine and technological devices. Breath, Touch and Gesture form the triptych, in which each work explores modes of interaction, technologies, materials, shapes and meanings, based on simplicity and transparency, so that it gains energy and life through contact with the human body, generating different poetics and symbologies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milton Sogabe

Docente do PPG Design, na Universidade Anhembi Morumbi, e aposentado na Universidade Estadual Paulista. Mestrado e doutorado em comunicação e semiótica, com pós-doutorado na Universidade de Aveiro. Bolsista PQ CNPq desde 2008.

Fernando Fogliano

Graduação em Física e em Engenharia, pela Universidade Mackenzie. Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Pós-doutorado no IA-UNESP. Pesquisa nas relações da arte com o design, neurociência e filosofia da mente.

Renato Hildebrand

Graduação em Matemática, PUC-SP. Mestrado em Multimeios, UNICAMP. Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP. Livre docente, UNICAMP. Pesquisa sobre sistemas interativos, inteligência artificial, jogos digitais, processos de colaboração e subjetivação contemporânea.

Fabio Oliveira Nunes

Doutor, com pós-doutorado em Artes. Autor dos livros “CTRL+ART+DEL: distúrbios em arte e tecnologia” e “Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo”. Participação em eventos e exposições no Brasil e no exterior.

Ive Rubini

Graduação em Estudos de Midia pela UFF. Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda do Instituto de Artes-UNESP, e doutorado sanduíche na Academia de Arte e Mídia de Colônia, Alemanha. Artista e pesquisadora, em cultura hacker, performance, programação e arte sonora.

Rodrigo Dorta Marques

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Artes pela UNESP. Doutorando em Artes, no IA-UNESP. Atua na área de Arte-Tecnologia, com pesquisa em estudos de jogo, realidade virtual e game art.

Cleber Gazana

Doutorando em Arquitetura e Mestre em Artes Visuais. Atua como designer, professor (FAAP, USJT, BA), artista visual e sonoro e pesquisador (Grupo cAt-UNESP). Sua pesquisa concentra-se arte sonora e na Glitch Art.

Soraya Braz

Artista digital, curadora e pesquisadora em Artes e novas tecnologias. Participação em congressos, encontros, festivais e exposições no Brasil e no exterior. Graduação em Artes Plásticas pela ECA-USP e mestrado em Artes pelo IA-UNESP.

Caio Netto Dos Santos

Bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, pela UNESP. Mestrando em Artes pela UNESP. Atua como marceneiro e montador (ArtHandler) especializado em obras de arte. Pesquisa em torno das relações sociais e políticas, e pensamento negro contemporâneo.

Barbara Jaqueline Soares Milano

Graduação em Artes Visuais pela UNESP. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Pesquisadora nos grupos de pesquisa cAt e GIIP IA-Unesp/CNPq. Docente pelo SENAC na área de tecnologia da informação e design.

References

ANGELINI, Leonardo; et al. Move, hold and touch: a framework for tangible gesture in- teractive systems. Machines, v. 3, n. 3, p. 173-207, 2015. DOI: https://doi.org/10.3390/machines3030173

DANOWSKI, D.; DE CASTRO, E. V. The ends of the world. [S. I.]: John Wiley & Sons, 2016. FITZMAURICE, George W.; et al. Graspable user interfaces. University of Toronto, 1997.

FOGLIANO, Fernando. Arte em tempos de crise: a evolução humana e a consciência cósmica. In: Anais do Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência, tecnologias & realidades mistas. Anais...São Paulo(SP) UNESP, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.29327/164891.10-7

-EM-TEMPOS-DE-CRISE--A-EVOLUCAO-HUMANA-E-A-CONSCIENCIA-COSMICA>. Acesso em: 07/12/2022

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta:, Ensaios Para Uma Futura Filosofia da Fotografia.

Annablume, 2011.

HARAWAY, Donna. Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kind. Environmental Humanities, vol. 6, 2015, pp. 159-165. ISSN: 2201-1919 DOI: https://doi.org/10.1215/22011919-3615934

HARVEY, David. Seventeen contradictions and the end of capitalism. Oxford University Press, USA, 2014.

KIM, Youngmin. Human consciousness and prosthetic temporality: On the way to new technological humanities. New Techno Humanities, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techum.2022.10.001

LATOUR, B. Anthropology at the time of the Anthropocene: a personal view of what is to be studied. In: The anthropology of sustainability. Palgrave Macmillan, New York, 2017. p. 35-49. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-56636-2_2

LEDUC, Katherine. Art as affordance. The University of Western Ontario Journal of Anthro- pology, v. 21, n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.5206/uwoja.v21i1.8937

LOVELOCK, J. Novacene: The coming age of hyperintelligence. [S. I.]: MIT Press, 2019.

SOGABE, Milton; FOGLIANO, Fernando; NUNES, Fabio Oliveira; BRAZ, Soraya; PERES, Caroli- na; e GAZANA, Cleber. Sopro. DATJournal v.2 n.1 2017. pp 105-115. Disponível em: . Acesso em: 05/12/2022. DOI: https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p104-114

SOGABE, Milton; FOGLIANO, Fernando; PERES, Carolina; GAZANA, Cleber; NUNES, Fábio Oli- veira; BRAZ, Soraya; STEINBERG, Mirian; MARQUES, Rodrigo Dorta; MALVA, Daniel. Toque (Touch). In ARTECH2017: Proceedings of the 8th International Conference on Digital Arts September 2017 Pages 203–205. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/3106548.3106619>. Acesso em: 05/12/2022. DOI: https://doi.org/10.1145/3106548.3106619

SOGABE, Milton. Arte pós-digital. In: Proceedings of International Meeting of Art and Te- chnology. Disponível em . 2016.

STENGERS, Isabelle; et al. In catastrophic times: Resisting the coming barbarism. Open Humanities Press, 2015.

STIEGLER, Bernard; ROGOFF, Irit. Transindividuation. e-flux journal, v. 14, 2010.

VAN DEN HOVEN, Elise; MAZALEK, Ali. Grasping gestures: Gesturing with physical arti- facts. AI EDAM, v. 25, n. 3, p. 255-271, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0890060411000072

Published

2023-09-25

How to Cite

Sogabe, M., Fogliano, F., Hildebrand, R., Nunes, F. O., Rubini , I., Marques, R. D., Gazana, C., Braz, S., Santos, C. N. D., & Milano, B. J. S. (2023). Human and machine generating poetic energy. DAT Journal, 8(3), 74–84. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.758

Issue

Section

4 RETiiNA + 4 Design, Arte e Tecnologia