Design, Culture and Visuality

Authors

  • Helena de Barros Ezequiel
  • Barbara Pires e Castro
  • Noni Geiger
  • Marcos André Franco Martins
  • Almir Mirabeau da Fonseca Neto
  • Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.943

Keywords:

Communication Design, Information Design, Data Visualization, History of Design, Brazilian Graphic Memory, Art, Media, Social Networks, Interfaces, Moving Image, Archive

Abstract

The article presents the research area of Design, Culture and Visuality, proposed in 2024 as part of the reformulation of the Graduate Program in Design of the Design School of the State University of Rio de Janeiro. This research field of Design brings together studies that reflect on different manifestations of visuality and image technologies, as well as the relationship between design and history and material culture; it investigates visual and performing arts, material and digital technologies, moving image processes, printing processes, typography, data visualization, artificial intelligence, media and interfaces. It focuses on investigations into audiovisual expressions of academic research, design, art and media: discourses and practices, art, aesthetic experience, data and technology, history and graphic memory. It seeks to establish connections between these manifestations, communication processes and their social impact. It also addresses investigations into writing, the archive, the relationship between text and image and the dynamics of contemporary media.

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Author Biographies

Helena de Barros Ezequiel

Professora e pesquisadora na ESDI/UERJ. Doutora e mestre em Design pela mesma instituição (Prêmio Capes de Tese 2019 e 32º Prêmio Museu da Casa Brasileira). Pesquisadora do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional 2018-2019, integra o grupo de pesquisa Memoráveis, do CNPq. Designer, artista visual e colecionadora de impressos de época, pesquisa sobre linguagem visual, imagem, cor, técnicas gráficas, história do design, memória gráfica e impressos efêmeros, com ênfase na cromolitografia brasileira.

Barbara Pires e Castro

Professora da ESDI/UERJ e atua na união entre arte, design e tecnologia com ênfase no campo da visualização artística de dados e curadoria de exposições de arte computacional. Como fundadora do estúdio Ambos&&, já realizou projetos e consultorias para diversas instituições no Brasil como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Nacional UFRJ, Instituto Oi Futuro, SESILab, Petrobras, entre outros. Entre seus projetos se destacam a participação na curadoria das duas edições de Existência Numérica (2018 e 2024) e Data Corpus (2019). Na ESDI, coordena o MediaLab UERJ.

Noni Geiger

Designer, professora e pesquisadora em design. Graduada pela ESDI/UERJ; MS cum laude em Communication Design pelo Pratt Institute, NY; Doutora pela Escola de Comunicação da UFRJ; e Pós-doutora pelo Departamento de Film Studies, Tisch School, NYU. É professora da ESDI/ UERJ desde 1990, onde tem orientado trabalhos e pesquisas premiados nacional e internacionalmente. Tem vasta experiência profissional no campo do design de comunicação, compreendendo as áreas de identidade corporativa, editorial, expográfica e videográfica. Atualmente, seus principais interesses de pesquisa se voltam para a investigação das propriedades dos meios de comunicação, em termos de seus discursos e técnicas, e suas inserções no espaço social.

Marcos André Franco Martins

Designer de vídeo, gráfico e de interação. Mestre em Computer Art pela School of Visual Arts, NY; Doutor em comunicação pela UFRJ, pós-doutor pela Princeton University. Desde 2010, é professor e pesquisador na ESDI/UERJ. É coautor, com Zoy Anastassakis, do livro Everyday Acts of Design: Learning in a Time of Emergency (Bloomsbury, 2022). Tem trabalhado na criação de filmes curtos, videoclipes e vídeos para espetáculos teatrais exibidos na África do Sul, Holanda, Itália e Brasil. É professor visitante do Centre for Humanities Research da University of Western Cape, Cidade do Cabo.

Almir Mirabeau da Fonseca Neto

Doutor em Design pela ESDI/UERJ, atuou na indústria gráfica desde 1984 até 2015 com experiência profissional em consultoria em produção gráfica e direção de arte. Suas pesquisas focam em Memória Gráfica, História do Design, Design de Informação e Dataviz. Professor e pesquisador na ESDI/ UERJ, também leciona nas instituições FGV-Rio e IED-Rio. Coordena projetos de extensão e pesquisa, integrando o grupo de pesquisa Memoráveis, do CNPq, e preside a Sociedade Brasileira de Design da Informação, participando ativamente de conselhos e congressos na área. Atua como co-host do podcast Visual+Mente.

Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer

Designer diplomada pela ESDl/UERJ; Mestre em Educação pela UFF; Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- -SP; Pós-doutora pela PUC-RJ. Pós-doutora em Design pelo UNIDCOM/IADE, Lisboa. Integrou o corpo docente do Curso de Comunicação Visual Design da EBA/UFRJ. Professora e pesquisadora na ESDI/UERJ. Sua atividade de investigação se expressa em artigos e livros, todos eles com várias edições. Participa de cursos de especialização em Design e em áreas correlatas. Ministra palestras em diversos países, designadamente Portugal, México e Argentina. É membro de conselhos científicos de eventos e revistas científicas brasileiras e internacionais relacionados ao Design.

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Published

2024-12-26

How to Cite

Ezequiel, H. de B., Pires e Castro, B., Geiger, N., Martins, M. A. F., da Fonseca Neto, A. M., & de Niemeyer, L. C. da R. (2024). Design, Culture and Visuality. DAT Journal, 9(4), 301–314. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.943

Issue

Section

DOSSIER PPDESDI: design, technology and society (UERJ)