Humano e máquina gerando energia poética

Autores

  • Milton Sogabe
  • Fernando Fogliano
  • Renato Hildebrand
  • Fabio Oliveira Nunes
  • Ive Rubini
  • Rodrigo Dorta Marques
  • Cleber Gazana
  • Soraya Braz
  • Caio Netto Dos Santos
  • Barbara Jaqueline Soares Milano

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.758

Palavras-chave:

Arte-Tecnologia, Captação de energia, Interação, Corpo humano, Antropoceno

Resumo

No contexto do Antropoceno, Pós-Humano e Pós-Digital, a tecnologia na Arte ganha uma complexidade que vai além da exploração de suas possibilidades tecnológicas, envolvendo outras preocupações ambientais e sociais. Dessas discussões surge a proposta de construir um tríptico de obras que incorporem questões atuais. Nesse sentido, apresentamos três obras de Arte-Tecnologia, que se propõem a eliminar o uso de eletricidade comercial ou baterias, bem como a não utilização de computadores ou processadores digitais em sua estrutura. Porém, a proposta mantém a interatividade do humano com a máquina e dispositivos tecnológicos. Sopro, Toque e Gesto formam o tríptico, em que cada obra explora modos de interação, tecnologias, materiais, formas e significados, baseados na simplicidade e na transparência, para ganhar energia e vida por meio do contato com o corpo humano, gerando diferentes poéticas e simbologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Sogabe

Docente do PPG Design, na Universidade Anhembi Morumbi, e aposentado na Universidade Estadual Paulista. Mestrado e doutorado em comunicação e semiótica, com pós-doutorado na Universidade de Aveiro. Bolsista PQ CNPq desde 2008.

Fernando Fogliano

Graduação em Física e em Engenharia, pela Universidade Mackenzie. Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Pós-doutorado no IA-UNESP. Pesquisa nas relações da arte com o design, neurociência e filosofia da mente.

Renato Hildebrand

Graduação em Matemática, PUC-SP. Mestrado em Multimeios, UNICAMP. Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP. Livre docente, UNICAMP. Pesquisa sobre sistemas interativos, inteligência artificial, jogos digitais, processos de colaboração e subjetivação contemporânea.

Fabio Oliveira Nunes

Doutor, com pós-doutorado em Artes. Autor dos livros “CTRL+ART+DEL: distúrbios em arte e tecnologia” e “Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo”. Participação em eventos e exposições no Brasil e no exterior.

Ive Rubini

Graduação em Estudos de Midia pela UFF. Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda do Instituto de Artes-UNESP, e doutorado sanduíche na Academia de Arte e Mídia de Colônia, Alemanha. Artista e pesquisadora, em cultura hacker, performance, programação e arte sonora.

Rodrigo Dorta Marques

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Artes pela UNESP. Doutorando em Artes, no IA-UNESP. Atua na área de Arte-Tecnologia, com pesquisa em estudos de jogo, realidade virtual e game art.

Cleber Gazana

Doutorando em Arquitetura e Mestre em Artes Visuais. Atua como designer, professor (FAAP, USJT, BA), artista visual e sonoro e pesquisador (Grupo cAt-UNESP). Sua pesquisa concentra-se arte sonora e na Glitch Art.

Soraya Braz

Artista digital, curadora e pesquisadora em Artes e novas tecnologias. Participação em congressos, encontros, festivais e exposições no Brasil e no exterior. Graduação em Artes Plásticas pela ECA-USP e mestrado em Artes pelo IA-UNESP.

Caio Netto Dos Santos

Bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, pela UNESP. Mestrando em Artes pela UNESP. Atua como marceneiro e montador (ArtHandler) especializado em obras de arte. Pesquisa em torno das relações sociais e políticas, e pensamento negro contemporâneo.

Barbara Jaqueline Soares Milano

Graduação em Artes Visuais pela UNESP. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Pesquisadora nos grupos de pesquisa cAt e GIIP IA-Unesp/CNPq. Docente pelo SENAC na área de tecnologia da informação e design.

Referências

ANGELINI, Leonardo; et al. Move, hold and touch: a framework for tangible gesture in- teractive systems. Machines, v. 3, n. 3, p. 173-207, 2015. DOI: https://doi.org/10.3390/machines3030173

DANOWSKI, D.; DE CASTRO, E. V. The ends of the world. [S. I.]: John Wiley & Sons, 2016. FITZMAURICE, George W.; et al. Graspable user interfaces. University of Toronto, 1997.

FOGLIANO, Fernando. Arte em tempos de crise: a evolução humana e a consciência cósmica. In: Anais do Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência, tecnologias & realidades mistas. Anais...São Paulo(SP) UNESP, 2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.29327/164891.10-7

-EM-TEMPOS-DE-CRISE--A-EVOLUCAO-HUMANA-E-A-CONSCIENCIA-COSMICA>. Acesso em: 07/12/2022

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta:, Ensaios Para Uma Futura Filosofia da Fotografia.

Annablume, 2011.

HARAWAY, Donna. Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kind. Environmental Humanities, vol. 6, 2015, pp. 159-165. ISSN: 2201-1919 DOI: https://doi.org/10.1215/22011919-3615934

HARVEY, David. Seventeen contradictions and the end of capitalism. Oxford University Press, USA, 2014.

KIM, Youngmin. Human consciousness and prosthetic temporality: On the way to new technological humanities. New Techno Humanities, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techum.2022.10.001

LATOUR, B. Anthropology at the time of the Anthropocene: a personal view of what is to be studied. In: The anthropology of sustainability. Palgrave Macmillan, New York, 2017. p. 35-49. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-56636-2_2

LEDUC, Katherine. Art as affordance. The University of Western Ontario Journal of Anthro- pology, v. 21, n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.5206/uwoja.v21i1.8937

LOVELOCK, J. Novacene: The coming age of hyperintelligence. [S. I.]: MIT Press, 2019.

SOGABE, Milton; FOGLIANO, Fernando; NUNES, Fabio Oliveira; BRAZ, Soraya; PERES, Caroli- na; e GAZANA, Cleber. Sopro. DATJournal v.2 n.1 2017. pp 105-115. Disponível em: . Acesso em: 05/12/2022. DOI: https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p104-114

SOGABE, Milton; FOGLIANO, Fernando; PERES, Carolina; GAZANA, Cleber; NUNES, Fábio Oli- veira; BRAZ, Soraya; STEINBERG, Mirian; MARQUES, Rodrigo Dorta; MALVA, Daniel. Toque (Touch). In ARTECH2017: Proceedings of the 8th International Conference on Digital Arts September 2017 Pages 203–205. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/3106548.3106619>. Acesso em: 05/12/2022. DOI: https://doi.org/10.1145/3106548.3106619

SOGABE, Milton. Arte pós-digital. In: Proceedings of International Meeting of Art and Te- chnology. Disponível em . 2016.

STENGERS, Isabelle; et al. In catastrophic times: Resisting the coming barbarism. Open Humanities Press, 2015.

STIEGLER, Bernard; ROGOFF, Irit. Transindividuation. e-flux journal, v. 14, 2010.

VAN DEN HOVEN, Elise; MAZALEK, Ali. Grasping gestures: Gesturing with physical arti- facts. AI EDAM, v. 25, n. 3, p. 255-271, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0890060411000072

Downloads

Publicado

2023-09-25

Como Citar

Sogabe, M., Fogliano, F., Hildebrand, R., Nunes, F. O., Rubini , I., Marques, R. D., Gazana, C., Braz, S., Santos, C. N. D., & Milano, B. J. S. (2023). Humano e máquina gerando energia poética. DAT Journal, 8(3), 74–84. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i3.758

Edição

Seção

4 RETiiNA + 4 Design, Arte e Tecnologia