Second Nature, uma investigação de design conduzida pela prática sobre o consumismo respondendo a hábitos domésticos sustentáveis

Autores

  • Jade Chambers Auckland University of Technology
  • Marcos Mortensen Steagall Auckland University of Technology

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.695

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas e Hábitos de Consumo, Pesquisa em Design, Design gráfico, Design sustentável

Resumo

Este artigo discute um projeto de design gráfico sobre hábitos insustentáveis ​​em casa e seus efeitos nas mudanças climáticas. O artigo reflete sobre a pesquisa de design conduzida pela prática, perguntando: Como o design gráfico pode ser usado para provocar jovens adultos a fazer mudanças positivas em relação aos seus hábitos de consumo insustentáveis ​​em suas casas? O projeto de design intitulado: Second Nature - é uma campanha de conscientização que combina a paixão do pesquisador pela sustentabilidade ambiental e a prática criativa como forma de expressão por meio de convenções de design gráfico. O projeto respondeu à questão de investigação com uma campanha de comunicação, composta por uma série de artefactos de design, incluindo uma série de cartazes, um conjunto de zines, presença nas redes sociais e um website. Os artefactos permitem ao público refletir sobre o impacto negativo que os seus hábitos causam, proporcionando formas de fazer pequenas mudanças para um estilo de vida mais sustentável. Na condução do estudo, a investigação reflexiva e heurística foi utilizada como uma abordagem para a resolução de problemas. Na investigação, o projeto empregou métodos como revisão contextual do conhecimento, mapeamento mental, esboços e maquetes para idealizar, refletir e testar. O artigo adota um comentário sobre a prática e evidencia as decisões de design para o contexto, incluindo como os artefatos se envolvem com o público. A pesquisa contribui para os discursos atuais sobre as mudanças climáticas em um mundo dominado pelo consumismo, propondo e desvendando como uma campanha de conscientização pode ser usada como uma ferramenta para combater o esgotamento de nosso lar maior, a terra.

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Biografia do Autor

Jade Chambers, Auckland University of Technology

Jade Chambers é uma designer gráfica baseada na Nova Zelândia. Ela é graduada pela Auckland University of Technology, Bacharel em Design de Comunicação (2022). Ela é apaixonada por sustentabilidade ambiental, produzindo trabalhos que consideram o planeta e as pessoas. A sua prática criativa visa produzir um trabalho ponderado e consciente, aproveitando o poder influente do design.

Marcos Mortensen Steagall, Auckland University of Technology

Marcos Mortensen Steagall é Professor Associado no Departamento de Design de Comunicação da Auckland University of Technology - AUT desde 2016. Ele é o Coordenador de Pós-Graduação em Design de Comunicação e Líder do Programa de Design de Comunicação e Design de Interação. Possui mestrado (2000 ) e doutorado (2006) em Comunicação & Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, Brasil, e PhD em Art & Design pela Auckland University of Technology em 2019, em Aotearoa Nova Zelândia.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Chambers, J., & Mortensen Steagall, M. (2023). Second Nature, uma investigação de design conduzida pela prática sobre o consumismo respondendo a hábitos domésticos sustentáveis. DAT Journal, 8(1), 213–249. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.695