Programa de Graduados de Univille: Logros y Perspectivas

Autores/as

  • Marli Everling Univille
  • Victor Rafael Laurenciano Aguiar PUC-RIO
  • João Eduardo Chagas Sobral Doutor em Design

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.671

Palabras clave:

Máster Profesional en Diseño, Diseño y Sostenibilidad, Inserción Social y Profesional

Resumen

El Programa de Posgrado en Diseño de la Univille inició sus actividades con la primera oferta de la clase de Maestría Profesional en Diseño de la Universidad de la Región de Joinville (PPGDesign/Univille). Ubicado en un polo industrial privilegiado en el norte del estado de Santa Catarina (SC), el Programa está comprometido con los contextos público, privado y del tercer sector de donde deriva su inserción social y profesional, a través de la investigación aplicada, tecnológica y estratégica. El informe presenta la estructura, la historia y las perspectivas futuras del Programa de Posgrado en Diseño Para ello, se consultaron documentos, informes para organismos de evaluación externa como la CAPES, informes de disciplina y trabajos de conclusión de curso de los estudiantes. La relevancia se justifica por la oportunidad de reflexionar sobre la historia y la perspectiva del curso, precisamente cuando comienzan las celebraciones de los 10 años del curso.

 

Palabras clave

Máster Profesional en Diseño, Diseño y Sostenibilidad, Inserción Social y Profesional. 

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Biografía del autor/a

Marli Everling, Univille

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio de pós doutoramento em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Engenharia da Produção e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville desde a sua implementação e coordenadora do Projeto Ethos – Design e Relações de Uso. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, processos participativos, crise ecológica, ética, design e suas interfaces as relações usuário-objeto-ambiente.

Victor Rafael Laurenciano Aguiar, PUC-RIO

Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Marketing Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Mestrado Profissional em Design desde a sua implantação, coordena o projeto DServ- Design de serviços e comportamento do consumidor.

João Eduardo Chagas Sobral, Doutor em Design

Doutor em Design, Mestre em Educação, Graduado em Comunicação Visual e Filosofia. Professor Titular da Universidade da Região de Joinville. Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais (DRI- CAPES); Consultor Ad hoc da FAPESC, CAPES e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Coordenou o Fórum Nacional de Pós-Graduação em Design (2014-2020); Representante do Estado de Santa Catarina como membro do Colegiado de Design no Conselho Nacional de Políticas Culturais. Pesquisador CNPq/Universal, Coordenador Adjunto da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES.

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Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Everling, M., Aguiar, V. R. L., & Sobral, J. E. C. (2022). Programa de Graduados de Univille: Logros y Perspectivas. DAT Journal, 7(4), 197–213. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.671