Affective Windows: spaces of sharing

Authors

  • Daniel Malva
  • Clayton Policarpo
  • Agda Carvalho
  • Edilson Ferri
  • Miguel Alonso
  • Sergio José Venancio Júnior

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.329

Keywords:

e Performance, Audiovisual, Pandemia, Videoconferência, Privacidade

Abstract

This text addresses the new personal and professional realities that social isolation has brought, considering the artistic proposal Janelas Afetivas (Affective Windows - 2020), elaborated by COM.6 collective, which proposes a dialogue between different experiences of sharing. We question the intensification of meetings carried out by video conferencing software, taking into account the established relationships in these remote windows, as well as the interrelations between intimate worlds, each with their nuances and situations revealed by the constant connections and image exhibitions. The different routines and changes in confinement trigger multiple behaviors in front of screens and devices. In this situation, windows have different meanings with new perceptions and understandings of the world. Our space is the same, but our time has changed, since a day is no longer linear, and all activities apparently repeat themselves.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Malva

Mestre pelo PPG em Artes do IA - Unesp, São Paulo. Membro do grupo de pesquisa cAt - ciência/ARTE/tecnologia e do GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (IA- Unesp). 

Clayton Policarpo

Doutorando (bolsa Capes) e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), PUC-SP. integrante dos grupos de pesquisa TransObjetO (TIDD – PUC-SP) e Realidades (ECA – USP).

Agda Carvalho

Artista Visual e Curadora. Pós Doutorado em Artes (IA / Unesp) e Humanidades Digitais (MediaLab/UFG). Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Mestre em Artes Visuais (IA/UNESP). Membro do GIIP: Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (IA/UNESP). Docente e pesquisadora do Instituto Mauá de Tecnologia. 

Edilson Ferri

Artista e Arquiteto. Doutorando em Artes (IA/UNESP). Mestre em Poéticas Visuais (UNICAMP). Docente da Faculdade Impacta Tecnologia (SP). Membro do GIIP: Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (IA/UNESP).

Miguel Alonso

Artista plástico e arte educador, doutorando pelo PPGAV - ECA/ USP. Mestre pelo PPG em Artes da UNESP. Educador de Tecnologias e Artes no SESC - São Paulo. Formado em bacharelado e em licenciatura em Artes Visuais na UNESP. Membro dos Grupos de Pesquisa Realidades (ECA – USP) e GIIP (IA/UNESP).

Sergio José Venancio Júnior

Doutorando em Poéticas Visuais (ECA USP), bolsista CAPES PROEX. Mestre em Artes Visuais (ECA USP). Membro do Grupo de Pesquisa Realidades (ECA USP). Docente do Curso de Especialização em Design Gráfico do Instituto de Artes Unicamp e da Pós-Graduação em Arquitetura Digital e Projetos Paramétricos do Centro Universitário Belas Artes SP.

References

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BASTOS, Marcus V. F. Através da janela: vídeo online em dias de tempos e espaços desarticulados. In Grupo de Estudos Humanidades Computacionais. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 2020. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/publicacoes/ensaios/atraves-da-janela-video-online-em-dias-de-tempos-e-espacos-desarticulados>. Acesso em 26 outubro 2020.

BEIGUELMAN, Giselle. Admirável mundo cíbrido. 2004. Disponível em:<https://www.academia.edu/3003787/Admir%C3%A1vel_mundo_c%C3%ADbrido> Acesso em 26 outubro 2020.

BUENO, Claudio. Casa Aberta. 2010. Disponível em <http://buenozdiaz.net/index.php/project/casa-aberta/>. Acesso em 26 outubro 2020.

COM.6. Janelas Afetivas (Hub Eventos 2020). 2020. Disponível em https://youtu.be/sbF6BUwCzA4. Acesso em 26 outubro 2020.

DI FELICE, Massimo. Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas de habitar. São Paulo: Annablume, 2009.

FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

FONTCUBERTA, Joan. A câmera de pandora: A fotografi@ depois da fotografia. São Paulo:Ed. G. Gilli, 2012.

LEMOS, André. Cultura da mobilidade. In: BEIGUELMAN, G.; LA FERLA, J. (org.) Nomadismos tecnológicos. São Paulo: Editora Senac, 2011.

MELLO, Christine. Demasiada Presença. Texto curatorial para a exposição realizada na Escola São Paulo. 2009.

PARENTE, André. Alô, é a Letícia? In Revista Performatus, ed. 08, ano 2. 2014. Disponível em:<https://performatus.com.br/estudos/leticia-parente/>. Acesso em 26 outubro 2020.

POLICARPO, Clayton. Breve genealogia do retrato queer/cuir. In Vulgar. São Paulo: Ed. Do Autor, 2020.

PWC Brasil. Relatório Anual PricewaterhouseCoopers Brasil 2020. 2020. Disponível em https://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/assets/2020/relatorio_anual_20.pdf. Acesso em 30 outubro 2020.

SALTER, Chris. Entangled: Technology and the transformation of performance. Cambridge: MIT Press, 2010.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.

How to Cite

Malva, D., Policarpo, C., Carvalho, A., Ferri, E., Alonso, M., & José Venancio Júnior, S. (2021). Affective Windows: spaces of sharing. DAT Journal, 6(1), 104–116. https://doi.org/10.29147/dat.v6i1.329